2026/01/10

Mota Verge usa primeira bateria solid-state - feita na Europa

Para os interessados nos veículos eléctricos, o CES 2026 teve uma revelação inesperada: as futuristas motos eléctricas Verge vão usar uma bateria de estado sólido criada na Europa.

No CES 2026, a Verge Motorcycles apresentou o renovado modelo TS Pro, afirmando tratar-se do primeiro veículo eléctrico legal para a estrada com uma bateria verdadeiramente solid-state. Desenvolvida pela Donut Lab, esta nova bateria promete mais autonomia e carregamentos muito mais rápidos, sem aumento de preço. O modelo topo de gama anuncia até 600 milhas de autonomia com uma bateria de 33.3 kWh e carregamento até 200 kW, atingindo 80% em cerca de 10 minutos.

A bateria solid-state apresenta uma densidade energética anunciada de 400 Wh/kg ao nível da célula, muito acima das baterias tradicionais. A Donut Lab não revelou todos os detalhes, mas garante que utiliza um electrólito seco e o uso de materiais comuns e baratos. O secretismo em torno desta bateria "boa demais para ser verdade" tem feito surgir acusações de que é uma fraude, mas os seus defensores apontam as relações que a empresa tem com outras empresas conceituadas, que lhe parecem dar credibilidade.
Em termos de desempenho, nada muda na filosofia da marca. O TS Pro continua a usar o motor traseiro sem eixo, marca registada da Verge. Pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 3.5 segundos, apesar dos 518 quilos do conjunto. O design também ajuda a optimizar o espaço e a distribuição de peso.

Os preços começam nos 37 mil euros para a versão base com autonomia de 350 km, mas a opção para a bateria de 600 km implica pagar mais 3 mil euros. A tem também um modelo TS Ultra mais extremo para breve, com mais potência e tecnologia adicional. Se esta bateria solid-state é realmente o grande salto que o sector espera, só o tempo dirá, mas é sem dúvida uma das grandes novidades inesperadas deste início de 2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)