2013/06/21
Apple relembra a Fragmentação dos Android com gráfico do iOS
Não seria preciso relembrar o quanto o Android ainda tem que evoluir na questão das actualizações para as mais recentes versões. Os parceiros principais continuam a demorar meses a disponibilizar actualizações (quando o fazem), e o próprio Google faz as actualizações de forma faseada que podem demorar semanas a chegar a todos os equipamentos. Isso é algo que o Google tem que tentar resolver quanto antes, mas que até lá vai sendo usado pelos concorrentes - como a Apple agora faz ao apresentar um gráfico que mostra que a grande maioria dos seus utilizadores já está na última versão do IOS, enquanto que no Android temos a sempre "assustadora" questão da fragmentação.
Sim, até pode ser verdade (mesmo considerando que a Apple convenientemente apenas contabiliza os dispositivos que acederam à App Store num período de 15 dias no final de Maio)... mas seria a interessante relembrar também que embora 93% dos utilizadores esteja no iOS6, um utilizador com um iPhone 3GS ou iPhone 4 não tem acesso a todas as funcionalidades que existem num 4S ou iPhone 5.
Portanto, entre dizer que o Android está partido em versões 4.0, 4.1 e 4.2 em que todas permitem praticamente as mesmas coisas; ou dizer que no iOS está tudo na versão 6, mas que nuns equipamentos não tem multitasking, ou navegação nos mapas, ou modo panorâmico nas fotos (entre outros)... quem é que acabará por estar mais "fragmentado"?
Claro que isto não serve de desculpa, tanto a Apple deveria deixar de limitar algumas funcionalidades nos equipamentos antigos (se se poderá desulpar que a Siri num funcione num 3GS por causa do hardware, que desculpa dar para que não seja capaz de suportar a simples Offline Reading List); como o Google tem que arranjar forma de fazer com que as actualizações possam chegar a todos numa questão de horas e não de dias ou semanas.
Cada vez mais (principalmente depois da partida do génio SJobs) a Apple sente-se na necessidade de utilizar gráficos e tretas a comparar o iOS com o Android... Medinho?
ResponderEliminarNa verdade, nos EUA, o Android é ainda mais fragmentado por causa dos operadores, que também intervêm no processo das actualizações.
ResponderEliminarMas andam por aí uns zuns-zuns de que a Google quer, finalmente, acabar com isso: anunciou que os Androids "de bandeira", O Galaxy S4 e o HTC One, vão ser vendidos com o Android de base e desbloqueados. Assim, nem os fabricantes nem os operadores bloqueiam/demoram futuras actualizações.
http://www.minyanville.com/sectors/technology/articles/The-Future-of-Android-Looks-More/6/19/2013/id/50412
Eu acho que 99% das pessoas isso deve ser o que menos interessa...
ResponderEliminar