2013/06/22

Google prepara gestão de Partilhas com o Google Mine


Hoje em dia vivemos numa sociedade em que alguns sectores tentam incessantemente ilegalizar a "partilha" como sendo algo indevido e inaceitável, mas a verdade é que a partilha faz (ou deveria fazer!) parte integrante da própria humanidade. O que seria de nós se não partilhássemos o conhecimento com outros? E se em crianças não passássemos pela experiência de emprestar brinquedos a amigos? Quando somos adultos, o tempo pode passar mais depressa, mas as partilhas e empréstimos continuam... quem não pediu já um livro, CD, filme, câmara, ou qualquer outra coisa a um amigo? O complicado poderá ser gerir a quem se emprestou o quê, e é aí que o Google parece querer dar uma ajuda com este Google Mine, que por enquanto parece estar apenas acessível internamente para os funcionários do Google.

A ideia é ter um local onde possamos disponibilizar coisas físicas que tenhamos para emprestar e partilhar, qualquer que seja o tipo: roupa, bicicletas, câmaras fotográficas, smartphones, etc. e seleccionar os círculos de amigos com quem estamos dispostos a partilhá-las.

Considerando que a maioria de nós tem mais "tralhas" em casa do que as que utiliza regularmente, parece-me uma excelente forma de promover a utilização das coisas em comunidade sem que seja necessário que todas as pessoas tenham que investir elas próprias em determinados produtos. Talvez tenham uma tenda que apenas usam uma semana por ano e que poderá vir mesmo a calhar para as férias que um amigo estava a planear fazer... ou então aquele telescópio que já nem usam há anos poderá servir para que outro amigo possa explorar os céus nocturnos.

No fundo, seria um relembrar da lição aprendida em criança de que devemos partilhar o que temos com os nossos amigos; e considerando o consumismo e sentimento de posse que muitas vezes é promovido hoje em dia... acho que será sempre benéfico qualquer sistema que nos relembre que alguns simples gestos que nem nos custam nada podem ter grande impacto na vida daqueles que nos rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário