Parece que é desta; a Nokia vai enviar os últimos lotes de equipamentos com Symbian para as lojas este Verão, marcando o derradeiro fim de uma era. Goste-se ou odeie-se (ou seja-se indiferente), o Symbian marcou toda uma geração de utilizadores que acompanharam a evolução dos telemóveis e a sua transformação em smartphones.
Com a aposta da Nokia a estar agora centrada nos Windows Phone, não se pense que o fim do Symbian será o fim dos seus sistemas próprios. Temos novos e interessantes equipamentos - como o Asha 501 - para além de que também os Windows Phone começam finalmente a ficar disponíveis em modelos cada vez mais acessíveis (baratos).
Não escondo que embora o Symbian fosse considerado a referência durante muitos anos, eu pessoalmente nunca lhe achei grande piada (ao ponto de nunca ter escolhido um Nokia como telemóvel) - mas reconheço a sua enorme versatilidade. Muito gostava de ver todas "apps" que aquilo corria (antes de serem chamadas "apps"), e apreciava também as coisas funcionais que possibilitava, como os múltiplos perfis para diferentes situações que ainda hoje me interrogo se conseguirão ser feitos nos modernos smartphones sem recorrer a apps "complicadas".
A mim, não me vai custar dizer o adeus definitivo ao Symbian, precisamente por não ter "boas memórias" da sua utilização; mas imagino que para muitos de vocês, esta será um notícia que fará recordar muito bons momentos passados com estes equipamentos no bolso (aliás, importa referir que ainda permanecem muitos milhões de Symbians a funcionar pelo mundo fora - e que provavelmente continuarão a funcionar quando os nossos actuais smartphones já estiverem avariados ou obsoletos! :)
Sinceramente tambem nao me deixam muita saudade, quando tive nokia tentei sempre ter o S40 do que o S60, aquilo que tenho saudades é de uma boa câmara num telemovel, que agora tenho que dar 600€ para ter uma igual a modelos como os SonyEricson CiberShot K800i ou o Nokia N82.. " telemoveis com Flash Xenon e que para tirar fotos em qualquer momento na altura eram uma maravilha...
ResponderEliminarAinda uso um Symbian. Irei trocá-lo por um iPhone (se tudo correr bem, este ano), mas ainda uso um Symbian. Um S60.
ResponderEliminarJá tive oportunidade para o trocar. Se pudesse, já o tinha trocado, milhentas vezes. Só que tenho um Mac, e isso cria um problema: A Nokia não faz software para Mac, pelo menos nada comparável ao Nokia Suite. Por isso, vou contra tudo aquilo que digo e uso o velhinho iSync para sincronizar calendários e contactos entre o telemóvel e o Mac. Algo que não dá para fazer com um S40.
Digam o que disserem de mal, eu digo algumas coisas boas, e uma delas é essa: Dá para atenuar algumas das coisas que não posso fazer. E espero que ele se aguente por mais alguns meses (até ao lançamento do iPhone 5S/6/Qualquer que seja o nome dele).
Eu ainda uso o "velhinho" Symbian Belle juntamente com o também "velhinho" N8 de 2010 e diga-se que hoje já ninguém quererá certamente olhar para trás com agrado para os ainda sobreviventes Symbian, eu que o diga aquando da chatice que é quando ele lá começa a pedir power para determinadas tarefas... Porém, numa utilização básica e com muitas poucas apps instaladas, o bichinho comporta-se que é um mimo, o que aliando ao design simplista, limpo e intuitivo das últimas versões Symbian, me causa uma certa pena em vê-lo partir por falta de "combustível" para mais umas curvas!!... No entanto, no meu caso, o extinto ainda percorrerá mais umas etapas até que finalmente ceda o seu lugar ao atrevido Windows Phone e consequentemente ao neto do N8, o vazado e aguardado Eos! :) Espero é que a Nokia não vá junto futuramente com um dos seus trunfos passados que, bem ou mal, atirou ao abandono!...
ResponderEliminarDisseste tudo! E sinceramente o Symbian Belle tem muitas coisas a ensinar ao meu android 4.2! É uma pena...
EliminarAinda uso um Symbiam (Nokia E72) profissionalmente... para fazer chamadas e desenrascar o email corporativo quando é mesmo necessário. Só mudarei quando o mesmo morrer, que face ao relativo bom trato que lhe dou, não estará para breve. A empresa está a substituir os que vão morrendo por Androids Samsung ACE Plus (espero que o E72 ainda se aguente uns tempos!!!).
ResponderEliminarEu tambem nao e grande fa do Symbiam,mas mesmo e sim,aquela paixao que pessoas tem dos velhos telemoveis...deixa sempre pena,eu sempre usei sony ericsson i quando apereceu aquela noticia que ericsson nao vai fazer parte com sony e fabricar mais telemoveis,na altura deixo me muita pena.
ResponderEliminar