2013/05/09

Nokia Asha 501 estreia novo Sistema à Base de Swipes

Embora a Nokia esteja empenhada em apostar nos Windows Phone como plataforma principal, não deixa de explorar outras opções. E este novo Asha 501 marca a estreia de uma nova plataforma (que mantém o mesmo nome: Asha, e que tem por base a tecnologia da empresa SmarterPhone que a Nokia comprou em 2012) e que vem refrescar a forma como se utilizam estes Nokia. A inspiração por trás deste novo sistema é simples: tudo à distância de um gesto.

Neste Asha temos um ecrã principal com os icons que lá colocarmos, e a um swipe de distância temos o ecrã Fastlane, com acesso imediato (e personalizado) dos contactos, redes sociais, apps, e actividade passadas/presentes/futuras. É um conceito bastante interessante, e que certamente fará com que este Asha se torne bastante mais atractivo (só de olhar, até eu fico com vontade de o experimentar! :)

Para além disso podem contar com outras coisas que já são habituais nestes Nokia, como o Xpress Browser com compressão de dados; tampas coloridas amovíveis; e acesso a muitas das apps da família Nokia, incluindo o novo Nokia Xpress Now, que sugere conteúdos com base na localização, e as tendências do momento. Outro detalhe engraçado, é possível "acordar" o Asha 501 fazendo um duplo toque no ecrã - o que ajudará a poupar os botões físicos.

O novo Nokia Asha 501 estará disponível a partir de Junho em versões single e dual SIM, e anuncia uma autonomia de até 48 dias em standby (26 dias no caso do dual SIM). O preço indicativo é de €75 antes de taxas, mas imagino que nas versões bloqueadas aos operadores, este modelo possa ter um preço "de combate"!


2 comentários:

  1. Só para referenciar que a Nokia já tinha um telemóvel com sistema baseado em swipes, o Nokia N9, que infelizmente o Elop decidiu matar a galinha dos ovos de ouro em favorecimento da M$.

    http://swipe.nokia.com/

    http://www.nokia.com/global/products/phone/n9/

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia_N9

    ResponderEliminar
  2. O ruim deste aparelho é que só tem navegação 2G

    ResponderEliminar