2013/06/23
Tesla Mostra Sistema de Troca Rápida de Baterias
Os automóveis eléctricos fazem-nos sonhar com um futuro onde os carros andem silenciosamente na estrada em poluir o ambiente; mas para que se tornem realmente viáveis têm que ser capazes de competir com os actuais motores de combustão em todos os aspectos - e um dos aspectos mais críticos é a velocidade de recarregamento. Para dar resposta a isso a Tesla mostrou o seu sistema de troca de baterias que é capaz de recarregar um Tesla em apenas 90 segundos.
Não é nenhum sistema revolucionário (já outras marcas tinham proposto soluções idênticas), mas sempre é um passo em frente caso se pretenda continuar a utilizar o mesmo tipo de infraestruturas rodoviárias, com estações de serviço e de "combustível". Embora a Tesla já tivesse disponibilizado estações de recarregamento rápido que permitem ter uma carga suficiente para mais algumas centenas de quilómetros em apenas 20 minutos, este novo sistema passa a servir como resposta directa a quem argumentasse que abastecer uma automóvel convencional era mais rápido.
O grande problema é que os fabricantes não estão dispostos a deixar que os consumidores deixem de pagar aquilo a que já estavam habituados a pagar pelos combustíveis. Este sistema da Tesla irá ter custo acrescido (equivalente ao do encher de um depósito) - para além da sempre importante questão da longevidade das baterias. A Nissan já está a equacionar um plano de "garantia" das baterias por $100 mensais que permite aos donos dos Leaf trocarem-nas sempre que o seu nível de carga descer abaixo de um certo nível.
Pelo custo da electricidade, pelo custo do carregamento rápido, ou pelo custo das baterias... o mais certo é que os veículos eléctricos continuem a representar uma pesada conta ao final do mês. (E nem vamos considerar o custo de aquisição de um Tesla S, claro!)
Fast Pack Swap Event from Tesla Motors on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário