2013/07/16
Inteligência Artificial está ao Nível de uma Criança de 4 Anos
Ainda me recordo perfeitamente da primeira vez que "falei" ao computador com um programa do tipo ELIZA, e que surpreendentemente era capaz de dialogar connosco de forma bastante realista (excepto nas frequentes vezes em que não percebia o que dizemos e lá recorria a perguntas pré-feitas para tentar mudar o tema). Mais tarde, tive a hipótese de ver como este tipo de programa funcionava, programando eu próprio uma versão, e quebrando muito da mística que eu tinha imaginado sobre a "inteligência artificial" que estaria no seu interior.
Na verdade, um programa estilo ELIZA tem muito pouco de inteligência artificial, pouco mais sendo que um "truque" feito com recurso a processamento bastante básico das palavras. Mas os avanços feitos ao nível da inteligência artificial real têm sido muitos ao longo dos últimos anos, e há até quem tenha decidido testar o nível de inteligência de um destes programas e descoberto que está ao nível de uma criança de quatro anos.
Um resultado que no entanto surge de forma distorcida, pois embora este ConceptNet seja capaz de fazer relacionamentos relativamente complexos, por outro lado é completamente incapaz de responder a coisas que são de "senso comum". Como os investigadores disseram: seria preocupante se uma criança real de quatro anos apresentasse os mesmos resultados.
Certamente a próxima tentativa será melhor, e os investigadores do MIT estão já a trabalhar no sucessor deste projecto, o ConceptNet 5 (disponível no GitHub) e eventualmente, lá chegaremos ao dia em que um programa possa realmente ser tão inteligente como se espera... sem depois parecer burro que nem uma porta em questões básicas como "porque é que as pessoas se cumprimentam?"
Isto faz-me lembrar a Skynet em Terminator: The Sarah Connor Chronicles.
ResponderEliminar