2013/07/15
Polémica nos Benchmarks Intel vs ARM?
Parece que estamos perante nova polémica no que toca à promoção dos CPUs nas plataformas mobile. Não é segredo que a Intel tem feito tudo por tudo para conseguir ter um produto à altura dos CPUs ARM que têm dominado este segmento, e com a chegada dos primeiros Atom concebidos para este segmento têm surgido relatos que o seu desempenho é bastante superior aos dos ARM.
Mas será que é mesmo assim? Depois de ter visto um relato que apontava uma vantagem significativa de um CPU Intel (quase o dobro) face a um ARM, alguém se deu ao trabalho de aprofundar um pouco mais os testes usando diversos benchmarks populares. E os resultados pintam um panorama bem menos favorável aos CPUs da Intel. Se é verdade que num dos testes o Atom trucida por completo um ARM, nalguns outros o desempenho é equiparável... e em muitos outros fica bastante atrás do CPU ARM existente no Galaxy S4.
É natural que cada empresa (e/ou seus fãs/apoiantes) optem por escolher os elementos mais favoráveis nas comparações com os concorrentes, mas se havia quem dissesse que o Atom era duas vezes mais rápido que um ARM, poderemos também ter quem opte pela ponta oposta do gráfico e diga que um ARM é 3.5x mais rápido que um Intel.
Por este andar, parece-me que qualquer dia estaremos a reacender as "batotas" do tempo das guerras dos benchmarks nas placas gráficas, em que os fabricantes das placas inseriam nos drivers código para detectar quando se estava a executar os benchmarks e "afinavam" os settings para dar melhores pontuações do que seria possível. (Com o curioso efeito secundário de que, se mudassem o nome do executável de um jogo para o nome de um desses benchmarks, também o jogo ficaria mais rápido - obviamente com as tais "afinações" escondidas que cortavam na qualidade para ganhar velocidade! :)
http://hardware.slashdot.org/story/13/07/13/1729223/casting-a-jaundiced-eye-on-antutu-benchmark-claims-favoring-intel
ResponderEliminarhttp://hothardware.com/News/AnTuTu-Mobile-Benchmark-Cited-By-Analysts-Fundementally-Broken-Heavily-Favors-Intel-Architecture/
Curiosamente o Antutu benchmark tinha código que parecia favorecer a Intel sobre a ARM. A Intel sempre recorreu a este tipo de tácticas para mostrar performance superior á que os seus CPUs tinham na realidade.
Já tinham feito o mesmo no mercado x86 para parecerem que tinham mais vantagem sobre a AMD do que o que tinham na realidade.
http://hothardware.com/News/Intel-Pays-AMD-125-Billion-To-End-All-Antitrust-and-IP-Disputes-/