2013/07/15
Apple vai recorrer à Samsung para os CPUs A9 em 2015
É bem conhecido o desejo da Apple deixar de depender (o mais possível) da Samsung para o fabrico dos seus iPhones e iPads. A aquisição de empresas ligadas ao fabrico de chips, que lhe permitiram conceber os seus próprios CPUs, tem continuado - com os últimos rumores a indicarem que terá até comprado uma empresa com capacidade para fabricar os próprios chips, em vez de recorrer a grandes fabricantes como a Samsung e a TSMC (esta última indicada como sendo a principal alternativa à Samsung, e com a qual terá feito um contrato para o fornecimento de chips já a partir de 2014).
Mas, andar na vanguarda da tecnologia não é coisa fácil. A nível da produção de chips a coisa basicamente resume-se a: fazer os chips com o menor tamanho possível (significa que se poderão produzir mais chips em cada "rodela de silício"), e também com menores consumos; ter uma taxa de chips defeituosos suficientemente baixa para ser rentável (com cada chip a ter centenas de milhões de transístores, já estão a imaginar a precisão necessária em todo o processo de fabrico para garantir que todos eles funcionem sem falhas). E por isso mesmo a Apple parece não ter tido alternativa a não ser voltar a recorrer à Samsung para a produção dos futuros CPUs A9 em 2015 usando tecnologia de fabrico de 14nm. Para referência, a mais recente geração Haswell da Intel, utiliza tecnologia de 22nm, o que já nos permite ter uma perspectiva da diferença de que se está a falar.
Portanto, por muito que a Apple se queira "livrar" da Samsung, parece que terá que continuar a fazer negócio com eles... pelo menos enquanto tiverem tecnologia e capacidade de produção que os seus concorrentes não consigam igualar. Mesmo com uma fábrica própria, a Apple terá ainda vários anos pela frente até que consiga ter as produções e taxas de sucesso de que necessita. Até lá, resta-nos imaginar o que a Apple estará a planear para os seus novos chips, não só o A9 para 2015, como o A8 que deveremos ficar a conhecer este ano no novo iPhone.
Sem comentários:
Enviar um comentário