2013/09/28
Valve revelou Steam Controller com Dual Touchpads e Touchscreen
A Valve já revelou a terceira novidade que tinha preparada para esta semana (depois do SteamOS e das Steam Machines), e... em vez do Half-Life 3 que todos esperavam tivemos um Steam Controller que rompe com alguns dos conceitos tradicionais.
Em vez dos habituais botões direccionais e thumbsticks, a Valve decidiu recorrer a dois trackpads circulares (e "clicáveis") que oferecem a capacidade de reconhecer os toques com elevada precisão - ao ponto de poderem ser utilizadas como "ratos" - certamente aludindo à possibilidade de facilitarem o controlo de jogos como os RTS e FPS que tradicionalmente beneficiam do conjunto rato+teclado.
Para evitar o problema dos "touch-controls" que conhecemos nos smartphones, a Valve desenvolveu um sistema de feedback físico com maior precisão que o simples "rumble" dos controladores actuais. A Valve diz que com os actuadores usados no Steam Controller é possível criarem-se sensações de alta qualidade, que incluem até direcção e "textura" - e podendo até ser utilizados como colunas para reproduzir som.
No centro do controlador temos um touchscreen (também clicável), mas curiosamente aqui a Valve optou por uma solução inversa à da Nintendo no controlador com ecrã da Wii U: para evitar que o jogador se distraia com o ecrã secundário, a imagem que está no touchscreen aparece sobreposta no ecrã principal assim que se toca nele. Assim, o jogador pode realizar as diferentes opções disponíveis sem desviar o olhar.
E depois, temos ainda 16 botões espalhados pelo controlador, metade deles acessíveis sem que seja necessário tirar os dedos dos trackpads, e incluindo dois botões na parte traseira destinados a ser usados com os dedos que habitualmente apenas servem para dar suporte (mindinho e anelar). Sendo totalmente simétrico, o Steam Controller pode ser usados por destros ou canhotos sem qualquer problema.
A nível da compatibilidade com os jogos, é possível usar o Steam Controller num modo que se faz passar por teclado e rato, assim permitindo a sua utilização com praticamente todos os jogos - mesmo os que não estão preparados para tirar partido dele.
E por fim, a Valve convida os jogadores e a comunidade a que abram e modifiquem o Steam Controller - e com isso espera que possam vir a surgir excelentes melhoramentos e inovações.
Será que a Valve "descobriu a pólvora" e criou o controlador perfeito? Ou será que o abandono dos botões direccionais e thumbsticks irá fazer com que a maior parte dos jogadores nem sequer esteja disposta a dar-lhe uma hipótese de sucesso? Por mim, confesso que estou curioso - e acho que a Valve não se arriscaria a mandar cá para fora algo em que não tivesse plena confiança de que seria uma real alternativa (para melhor) face aos controladores existentes. Vamos ter que esperar para ver...
Hm. Acho que se fosse uma outra companhia qualquer não prestava grande atenção a isto... mas visto que é a Valve agora estou curiosa. Parece-me que com este controlador só vamos conseguir tirar conclusões quando virem os 'hands-on'.
ResponderEliminaresses direcionais... :3 me da prazer so de pesar em usa-los
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