2013/10/02
Nikon prepara câmara com sensor intermutável?
Já sabemos que as câmaras (D)SLR nos oferecem a versatilidade de trocar a lente conforme as ocasiões, mas segundo uma patente pedida pela Nikon, em breve poderemos ter câmaras que não só permitem trocar a lente como também trocar o próprio sensor de captura da imagem.
Não se poderá dizer que seja uma ideia mais "maluca" que as lentes câmara que a Sony recentemente trouxe para o mercado. Aliás, esta solução proposta pela Nikon pode até fazer mais sentido, ao colocar na mão de cada um a possibilidade de criar a melhor máquina para si: escolher um corpo com as dimensões mais adequadas às suas mãos e ao tipo de fotografia que pretende fazer; escolher a lente adequada; e também ter a hipótese de trocar o sensor quando achar que seja altura de fazer um upgrade, ou tão somente optar por sensores diferenciados para trabalhos específicos.
Penso que o ponto crítico será o preço a que o corpo e módulos do sensor serão disponibilizados. Assumindo que o preço do módulo do sensor será o mais importante, poderá não se justificar apostar nesta solução face a optar por uma câmara completa - para além de que, segundo o diagrama apresentado, a cortina mecânica fará parte do corpo e não do módulo, fazendo com que se torne num elemento limitativo para o tempo de vida deste bloco.
A mim parece-me que este sistema seria perfeito para ser usado com as lentes câmara da Sony. Assim teríamos uma lente, com um sensor atrás que se poderia trocar, e o conjunto poderia ser ligado a qualquer smartphone ou tablet para se ter controlo total e ver as imagens. Nesta primeira geração dizem que a velocidade das transferências e live streaming ainda deixa um pouco a desejar... mas imagino que daqui por mais uns meses isso possa vir a ser corrigido, que usando ligações mais modernas quer afinando melhor o firmware.
Isto ja devia estar implementado nos smartphones, pois cada vez que se troca de telemovel la se vai a câmara que muito influenciou a escolha do telemóvel...
ResponderEliminarSe influencia muito a escolha, certamente que não vão trocar por algo com uma câmara pior.
ResponderEliminar