2013/09/07

Lentes Câmara Sony QX10 e QX100


Já temos datas e preços das curiosas lentes-câmara da Sony que vão "desprender" a qualidade fotográfica dos smartphones. Com estas Cyber-shot DSC-QX100 e DSC-QX10, qualquer utilizador com um smartphone passa a ter acesso a fotos de alta qualidade que por enquanto não são possíveis com os sensores e lentes reduzidos utilizados na maioria dos smartphones.



Apesar de parecerem simples lentes, as DSC-QX100 e DSC-QX10 são câmaras completas por si só, e fixam-se rapidamente a qualquer telemóvel através do acessório de fixação fornecido, compatível com modelos de smartphone com largura de 54-75 mm e espessura até 13 mm. A comunicação é feita via WiFi e pela app PlayMemories Mobile da Sony. Se tiverem um smartphone com NFC, a ligação pode ser feita com um simples toque e sem necessidade de configurações complicadas.

Com 105 g de peso a DSC-QX10 tem um sensor CMOS Exmor R de 18.2MP e zoom óptico de 10x (equiv. 25-250mm) com estabilização de imagem óptica SteadyShot. Já a QX100 pesa 179g vem com um sensor de 20.2MP e lente Carl Zeiss Vario-Sonnar T* de grande abertura com zoom óptico 3.6x (equiv. 28-100mm) e estabilização de imagem - tendo também um anel de controlo dedicado, para ajustes tipo como focagem manual e do zoom. No vídeo ambas se ficam por uma resolução de 1440x1080@30fps (pena que não gravem Full HD "total").

As novas Cyber-shot DSC-QX100 e DSC-QX10 da Sony já estão disponíveis para pré-encomenda em sony.pt e chegarão às lojas em Portugal em finais de Setembro de 2013. Os preços recomendados são de:

  • DSC-QX100: PVP aprox. 449€
  • DSC-QX10: PVP aprox. 199€


... Aquela QX10 não me parece mau negócio para quem quiser utilizar o smartphone para tirar fotografias "mais potentes", e é preciso não esquecer toda a liberdade que este sistema nos dá... já que não é obrigatório que se tenha a lente encostada ao smartphone. Podemos por a lente num sítio e comandar as coisas a vários metros de distância.

7 comentários:

  1. Uma questão de quem não é mt entendido nestas questões de lentes e afins:
    A DSC-QX100 que é maior,com mais megapixeis, mais pesada e mais cara, só tem um zoom óptico de 3.6 X??

    A outra é de 10X certo?

    Não seria suposto ser ao contrário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais zoom tiver, mais "concessões" se têm que fazer. Uma lente fixa (de qualidade) será sempre melhor que uma zoom.

      Neste caso, tens uma 3.6x Carl Zeiss vs uma da Sony 10x.

      Eliminar
  2. Por outras palavras: a mais barata consegue trazer para a foto aquele objecto lá em cascos de rolha mas com uma qualidade "apenas" boa, enquanto que a mais cara, apesar de aproximar menos, produz fotos com qualidade de topo. É isso?

    Já agora, eu tenho um xperia s (que tem nfc, apesar de nunca lhe ter dado uso) e actualmente não tenho máquina digital. Esta seria uma boa aquisição para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho esperança que sim... vamos ver como se comportam a nível da autonomia (e do funcionamento, se é tão simples como se espera).

      Eliminar
  3. É necessário comprar o case que encaixa a lente?
    E aquelas hastes que aparece presas no celular já vem nas lentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A base de encaixe (que tem as hastes ajustáveis para suportar equipamentos de diferentes tamanhos) já vem incluída - mas a lente pode ser separada desse encaixe se necessário.

      Eliminar
  4. Qual o valor da lente e a taxa de entrega?

    ResponderEliminar