2013/09/07

Mapa dos cabos de fibra óptica submarinos


Não é fácil manter o mundo ligado. E quando verificamos que é possível enviar dados para o outro lado o mundo em poucos milissegundos (por vezes é mais rápido fazer com que um byte de informação atravesse um oceano do que desenhar um pixel num ecrã!) não deixa de ser interessante espreitar parte da infraestrutura que torna isso possível.

Neste site Cable Map podemos ver um mapa mundial com todos os cabos de fibra-óptica submarinos que ligam o mundo - e não só os actuais como também os que estão planeados entrar em funcionamento nos próximos anos. Por exemplo, o WASACE vai ligar a Europa à América do Norte, América do Sul e África com uma ligação de 40 Tbps em 2014.

Espreitando o nosso país vemos que ligações internacionais por fibra estão todas centralizadas na área da Grande Lisboa. Nem o Norte nem o Sul têm direito a um "cabinho" que seja (o que por um lado é compreensível considerando que temos um país pequeno - mas não faria mal diversificarem a coisa nem que fosse por uma questão de redundância... já viram o que é um sismo naquela zona poder cortar todos aqueles cabos de uma só vez?)

... Agora imaginem só a quantidade de bits e bytes que andam a circular por estes cabos continuamente, a levar informação a todos os cantos do mundo.


3 comentários:

  1. Conhecia estes dois

    http://submarine-cable-map-2013.telegeography.com/
    http://www.submarinecablemap.com/

    Já agora nenhum é em LX, são uns são na margem sul e outros quase em cascais.

    ResponderEliminar
  2. Ah o 2º diz melhor onde é o ponto de entrada e um deles diz Lx mas não é Lisboa acho que é Carcavelos.

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar que Madeira e Açores também são Portugal... :-D

    ResponderEliminar