2013/09/07

Desenhar Peças 3D só com as Mãos


Os computadores são ferramentas imprescindíveis nos dias de hoje, e permitem-nos fazer coisas que nem se imaginaria serem possíveis há poucas décadas atrás. Infelizmente, continuam também a necessitar de uma inclinada curva de aprendizagem. Ora imaginem uma peça que gostavam de tornar realidade... e agora peguem num programa de design 3D e tentem recriá-la. Para a maioria das pessoas a experiência acabará em frustração e desistência.



Para Elon Musk, CEO da SpaceX, a coisa deveria ser mais fácil e foi buscar inspiração ao filme Iron Man para criar peças usando apenas as mãos. Graças à precisão do Leap Motion, torna-se possível manipular complicadas peças em 3D de forma aparentemente simples e intuitiva. E a coisa é levada ainda mais longe explorando-se a imersão com projectores 3D e até com os Oculus Rift.

A nível de hardware, estamos a chegar a um ponto em que mesmo as coisas "fraquinhas" são mais que suficientes para as nossas necessidades. Quer isso dizer que assim se abre espaço para que mais developers explorem aquilo que falta revolucionar: que são os interfaces homem-máquina, tornando as tarefas que hoje estão ao alcance de poucos mais acessíveis para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)