2013/09/07

NASA mostra como planeia capturar Asteróide


Há ainda muito que explorar no espaço e a NASA está a planear uma missão que espera poder concretizar daqui a cerca de uma década: enviar uma sonda capaz de capturar um asteróide e trazê-lo para perto da Terra para que pudesse ser estudado e analisado.



É uma daquelas missões que parece fácil no reino da ficção científica mas que obriga a soluções engenhosas e criativas para se tornar possível no mundo real. Para já a NASA partilha connosco as suas ideias para nos mostrar como tal objectivo poderia ser concretizado, mesmo se para isso seja necessário que outros projectos sejam igualmente concluídos, como a cápsula Orion, que transportaria os astronautas até esta sonda para que pudessem dar início à era da mineração espacial. ;)

... E só de pensar que projectos como este estão sempre em risco por falta de financiamento, quando por outro lado se gasta biliões em armamento... até revolta.

3 comentários:

  1. Só faltava descobrirem asteróides feitos de ouro ou prata maciços (como naquele livro do Verne, " La Chasse au météore" ), prata e outros metais preciosos para uma missão destas compensar economicamente... O problema seria encontrá-los. Afinal, onde é que o ouro se forma ? Não é no interior das estrelas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "problema" é que o valor das coisas está também relacionado com a sua raridade. Se de um momento para o outro se encontrasse um asteróide com um milhão de toneladas de ouro ou platina... lá se ia o valor do material. :)

      Eliminar