2013/10/15
Programa reconhece emoções pela voz
Que os computadores já sabem muita coisa sobre nós, isso já todos sabemos (e a NSA também). Os nossos smartphones são uma ferramenta poderosíssima que continuamente diz por onde andamos, o que fazemos, o que vemos, etc. Mas... e se os computadores pudessem também saber como nos sentimos simplesmente ouvindo a nossa voz? Segundo uma companhia chamada Beyond Verbal, já o podem fazer.
A Beyond Verbal desenvolveu um sistema que permite analisar a voz das pessoas e determinar as emoções nela contidas. E isto não se limita apenas a detectar tons agressivos ou pacíficos, mas também coisas que poderemos estar a tentar esconder. Aplicado a uma das últimas entrevistas de Steva Jobs os resultados são - no mínimo curiosos - e mesmo que se admita que o programa não será infalível, será no mínimo um precioso auxiliar para inúmeras situações.
Por exemplo... que tal um smartphone que fosse capaz de reagir quando detectasse situações de stress exageradas e tentasse fazer algo para nos acalmar (antes de ser atirado pela janela ou conta uma parede)? E claro, nem vou falar das aplicações no ramo do telemarketing, com os operadores a terem uma dimensão adicional sobre o que a pessoa poderá estar a sentir no momento e assim dirigirem a conversa da forma mais eficiente...
Mas para mim, o melhor caso será mesmo aplicar esta tecnologia às consolas de jogos, para que a dificuldade de um jogo se ajuste automaticamente ao nível de stress do utilizador! Se começar a detectar que o jogador deixou de se divertir e passou a ficar frustrado, é melhor afinar a experiência para que todos voltem a ficar satisfeitos.
... Quem é que será o primeiro a comprar ou a licenciar esta tecnologia? Apple, Google, Samsung, Microsoft, Sony?... Vamos ver o que eles nos reservam...
Sem comentários:
Enviar um comentário