2014/07/27

Google paga 1 milhão de dólares a quem inventar um inversor compacto


O Google muito tem apostado em energias limpas, como a energia solar. Agora, lança um desafio a todos os que se sentirem à vontade na área da electricidade: criar um inversor de tamanho bastante mais reduzido que os actuais, e oferecendo uma recompensa de 1 milhão de dólares.

Mesmo quem não perceber nada de electricidade já terá ouvido falar que existem dois tipos de electricidade: corrente alternada (AC), como a que temos nas tomadas de nossas casas; e corrente contínua (DC), como a que sai de um carregador de um smartphone.

Transformar corrente AC em DC é algo que actualmente pode ser feito de forma eficiente num volume extremamente reduzido (como poderão comprovar pelo tamanho diminuto dos carregadores actuais - embora haja quem ainda queira fazer melhor.) Mas fazer o oposto é algo mais complicado...

Transformar corrente DC em AC requer o uso de um inversor: um aparelho capaz de pegar em corrente contínua, como a que sai de uma bateria ou painel solar, e convertê-la em electricidade que pode ser injectada na rede eléctrica, por exemplo. Embora existam inversores de tamanho reduzido, têm também uma potência limitada. O objectivo do Google com este Little Box Challenge é conseguir fazer com que um inversor que actualmente ocupa o volume de uma geleira portátil passe ter o tamanho de um pequeno tablet (uma redução de 10x o seu volume).

Têm até Setembro para se inscreverem, e até Julho de 2015 para apresentarem a vossa proposta. Em Outubro de 2015 os 18 finalistas seleccionados terão que demonstrar os seus aparelhos ao vivo; e em Janeiro de 2016 ficaremos a conhecer quem é o grande vencedor que receberá o milhão de dólares de recompensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário