2015/03/06

Apps de "detecção de cancro" multadas pela FTC


"Há apps para tudo", é o que se costuma dizer... e infelizmente isso inclui apps que tentam ganhar dinheiro à custa dos utilizadores mais incautos, como duas apps que diziam ser capazes de detectar melanoma (cancro na pele) através de uma simples app.

Ao longo dos tempos temos assistido à evolução da tecnologia, e também dos tradicionais produtos que normalmente são conhecidos como sendo "banha da cobra". Nesta era dominada pela apps, também esse meio é fértil para se tentarem enganar pessoas, e nada mais fácil do que criar uma app que diga fazer algo de interesse e que poderá render milhares e milhares de euros... sem que nada faça.

Neste caso, a FTC norte-americana investigou duas apps que diziam ser capazes de detectar melanoma, num caso que terminou com multas sobre ambas (uma delas ainda permanece na Play Store, a outra "desapareceu".) Embora as apps recomendassem a visita a um médico especialista, o caso mais grave será quando o "diagnóstico" da app disser que está tudo bem em casos de risco - coo já foi comprovado por um estudo independente, onde 30% de casos de melanoma eram identificados pelas apps como não sendo de risco. Informação que poderá erradamente iludir um utilizador de que não se terá que preocupar com aquilo.

Claro que também se poderá dizer que alguém que deixe a sua saúde a cargo de uma app já estará a pedir para ser enganado - sem invalidar que por vezes também se esteja sujeito a diagnósticos errados por parte de médicos - mas de qualquer forma... em caso de dúvida será melhor darem prioridade ao que um profissional de saúde vos diz e não a uma app  (mesmo que depois percorram a internet em busca de informação para verem se concordam com ele, ou pedindo uma segunda opinião noutro médico).


... Lá chegaremos ao ponto em que os "smart-devices" poderão ter capacidade para fazer diagnósticos correctos sobre todo o tipo de problemas de saúde... mas ainda não é agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário