2015/03/06
uTorrent coloca PCs a minar Bitcoins às escondidas
Os Bitcoins podem estar longe da euforia de outros tempos, mas ainda fazem mexer muita gente. Infelizmente, no caso do uTorrent, a empresa está a tentar ganhar dinheiro à custa dos utilizadores instalando um programa de minar bitcoins às escondidas.
Quem instalar o mais recente uTorrent 3.4.2 poderá pensar que se trata apenas de mais uma versão deste popular programa de torrents (que ganhou popularidade por ser um dos mais compactos e eficientes, ao ponto de depois ser comprado pela própria empresa BitTorrent), mas poderá vir a descobrir que afinal também ficou com um indesejado programa adicional de minagem de bitcoins - sem que nada lhe tenha sido dito.
Este Bitcoin Miner chamado Epic Scale, irá usar o computador destes utilizadores para contribuir para os cálculos necessários para gerar novas Bitcoins (dinheiro). No entanto, o utilizador nunca verá nem um cêntimo desse dinheiro - aliás, o mais certo é que nem se aperceba que o seu computador está a ser usado para isso, pois não é dada qualquer indicação disso durante a instalação, e mesmo desactivando a instalação de software adicional, este Epic Scale continua a ser instalado.
Aliás, o propósito de esconder este programa parece ser claro, pois o mesmo nem sequer aparece na lista de programas instalados, dificultado a sua desinstalação e remoção, que nalguns casos pode obrigar a que se usem programas terceiros de "limpeza" para garantir que não ficam "restos" no sistema.
É uma triste e infeliz opção do BitTorrent, que irá provocar danos irreparáveis na reputação do uTorrent e fazer com que muitos dos seus fieis utilizadores se mudem para outros programas (qBittorrent, Deluge, Transmission, Vuze, etc.). Aliás... penso que já muitos estarão desesperadamente a desejar que surja um novo "uTorrent" que seja aquilo que este programa foi no início: um programa pequeno e eficiente e sem ambições de ser um "media player" ou plataforma de distribuição de conteúdos.
Isto é o perigo de usar software proprietário, e por isso digo que passar para o Vuze também não é solução.
ResponderEliminarRecomendam algum programa de remoção?
ResponderEliminarEu tenho essa versão e aparentemente não tenho o Epic Scale. Já procurei em pastas ocultas e não encontro o Epicscale.exe
ResponderEliminarRecentemente fiz uma analise completa com o SpyBot e o Malwarebytes, e provavelmente foi eliminado nessa analise. Sera?
Aparentemente aparece a opção de "Decline Offer" para o tal Epicscale, que eu rejeitei, aliás como tenho o cuidado de fazer sempre quando instalo virtualmente qualquer programa, dou-me ao trabalho de ler o que estou a fazer nos passos, para não instalar "ofertas" que constantemente vêm acopladas. Mas muita gente só vê seguinte e accept... É preciso andar de olhos bem abertos.
ResponderEliminarDe qualquer forma já me preveni e apaguei o utorrent. Apaguei o atalho do ambiente de trabalho e esvaziei a reciclagem e pronto, está desinstalado. Não vejo qual é a dificuldade =)
ResponderEliminarbasta desinstalar o utorrent?
ResponderEliminarUso o Deluge (para sacar distros de linux, claro!) e estou muito satisfeita. Os únicos problemas que tive com ele não foram culpa do programa (routers antigos é o que dá). É Open Source e, pelas minhas observações, bastante leve.
ResponderEliminarEu uso o qbittorrent desde á uns tempos quando o utorrent me instalou um adware numa actualização que eu me vi nas horas para remover (incluiu editar o registo do Windows). O qbittorrent é open-source, simples e leve embora não seja bonitinho.
ResponderEliminarEu há tempos instalei o uTorrent e no final começaram-me a abrir janelas de publicidade e desinstalei-o logo. E o mesmo me aconteceu quando instale o Emule (o original). Nunca instalem nada de sites de programas como o Baixa Aqui porque esses programas são todos Cavalos de Troia (estão minados de ficheiros ocultos)... Agora tenho o qBittorrent e ainda não tive problemas. Até porque o uTorrent ultimamente tb estava a usar truques baixos para nos obrigar a passar para a conta premium...
ResponderEliminarUsem o Tixati ;)
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar