O Adobe Premiere - assistido pelo After Effects - é considerado uma das mais potentes ferramentas para edição de vídeo, e agora ficam ainda melhor com as actualizações que foram feitas.
Já sabemos que uma das ferramentas mais importantes para o vídeo é a correcção de cor, e essa foi uma área em que a Adobe melhorou bastante o Premiere, com um novo painel de correcção "Lumetri Color" que praticamente transpõe a correcção de cores encontrada em programas como o Lightroom para o vídeo. A cor parece ser tão importante que até merece uma projecto diferente, sob a forma de uma app que permite captar tons de cor de uma cena - com visualização em realidade aumentada sobre as próprias imagens - para o aplicar a outras cenas, mas ainda sob forma experimental, com o Project Candy.
Para os animadores, o novo Character Animator deixa-nos facilmente transformar os nossos movimentos e expressões, usando uma câmara, num boneco animado - e indo ao pormenor de melhor animar a boca para ficar sincronizado com o que se diz. Também temos uma nova ferramenta "Morph Cut" que recorre ao tracking facial para permitir fazer cortes "indetectáveis" quando se está a editar uma entrevista - e também o Time Tuner que permite acelerar ou abrandar os vídeos até 10% sem que seja perceptível (ideal para fazer com que o projecto tenha o tamanho exacto pretendido).
No After Effects também temos um Face Tracker melhorado, funcionamento mais rápido e com a possibilidade de se fazer edições em tempo real enquanto o vídeo está a ser reproduzido (graças ao novo "Uninterrupted Preview".)
A única coisa que falta mesmo é que a Adobe reveja os preços destas ferramentas, colocando-as a um nível que permita que todos tenham acesso a elas. (No mínimo, contemplar a grande diferença que vai de alguém que quisesse usar estas ferramentas para brincar com os seus vídeos de férias - e de que as usa para efeitos profissionais.)
Sem comentários:
Enviar um comentário