2015/01/11

Porque motivo os filmes têm "aspecto de filme"


Hoje em dia todos temos acesso a câmaras. Mas por muitas filmagens que façamos, raramente - ou nunca - obtemos resultados que se aproximem daquilo que vemos no cinema ou televisão. Hoje trago-vos um pequeno vídeo que mostra porque motivo isso acontece.

A maioria das pessoas poderá imaginar que aquilo que vêem no cinema é o resultado que é obtido directamente pela câmara; mas a verdade é bem diferente. Mesmo tratando-se de câmaras e lentes de qualidade superior às das câmaras que qualquer pessoa comum utilizará, as filmagens originais são algo que desiludiriam qualquer pessoa.

Neste caso vemos como a filmagem original, que é filmada em modo LOG, permitindo uma maior gama de cores, apenas adquire o seu aspecto esperado depois de várias fases de processamento; em que se convertem e corrigem as intensidades e cores no chamado "color grading". Um processo que permite ir buscar todos os detalhes das partes da imagem que se querem destacar, e também fazer com que a cor pareça o mais natural possível (ou seja alterada de modo a criar uma cena com o "tom" desejado)

Portanto... não se preocupem muito com as vossas filmagens domésticas. A não ser que queiram perder tempo a processar os vídeos (ou a chatear alguém que o faça por vocês), é melhor concentrarem-se nos momentos reais e não nas suas representações digitais. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)