2015/05/19

Filld é um serviço de reabastecimento de combustível ao domicílio


As plataformas digitais têm permitido o surgimento de novos serviços e a reinvenção de alguns que já existem, e agora nos EUA surge um que pretende fazer o reabastecimento de veículos ao domicílio: o Filld.

A ideia deste Filld surgiu quando, deparando-se com o aviso de entrada na reserva de combustível durante uma viagem, Scott Hempy disse a brincar que seria bom existir um serviço de reabastecimento em movimento, como fazem os aviões militares.

Não, não se precisam preocupar com a ideia de um camião se colocar ao vosso lado em movimento para fazer uma manobra digna de um filme de Hollywood. Este Filld funciona de forma bem mais pacata, permitindo simplesmente fazer um pedido de reabastecimento ao domicílio - ou em qualquer outro local em que tenham estacionado.

É um serviço que poderá parecer o cúmulo do comodismo, mas que não deixará de atrair aqueles que consideram que os minutos que passam a abastecer o carro poderiam ser melhor usados a fazer outras coisas (e estejam dispostos a pagar por isso).

Quanto às questões ambientais, o criador do serviço parece ter a lição bem estudada, dizendo que se torna mais eficiente levar o combustível até aos clientes do que o oposto, particularmente se com isso evitar que dezenas de carros tenham que fazer desvios de quilómetros para ir a um posto de combustível; para além de que o serviço evita os custos associados a um posto de combustível tradicional, tendo assim margem de lucro suficiente para ser viável.

Continuo a depositar a minha confiança num sistema de transporte que assente numa rede de automóveis sem condutor (na verdade, até poderiam ter condutores, que não seria esse o problema) - mas uma vez que isso não irá acontecer a curto prazo, é bem provável que este Filld ainda tenha bastantes anos de vida pela frente.

Se algum dia este Filld chegar a Portugal, vamos ver se as gasolineiras também ameaçam fazer greve em retaliação (ou se o serviço seria obrigado a ter combustível em versão "low cost", que afinal fica ao mesmo preço que o combustível normal...)

3 comentários:

  1. ...ou se o cliente tem que pagar uma taxa proporcional ao tamanho do reservatório que vai encher, para ser entregue a uma instituição, para dividir pelos "produtores".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual proporcionalidade... é por a taxa em cima de todos os veículos, mesmo as bicicletas, pelo combustível que estão a evitar consumir. :)

      Eliminar
  2. Normalmente quem tem um carro eletrico também tem posto de abastecimento no domicilio (uma tomada eletrica) e há muito que deixou de fazer desvios para postos de abastecimento.
    E o transporte da eletrecidade também é "on-demand" e chega de imediato quando é preciso, basta deixar o cabo ligado de noite que no dia a seguir de manhã sai com o "deposito" cheio, que é um conforto que normalmente não é reconhecido por quem não tem porque está formatado para o conceito de ir abastecer ao posto de abastecimento.
    Não é preciso andar depósitos de combustível a circular que tem menos desperdícios e mais segurança mas quem quiser mais conforto, experiente conduzir um carro eletrico e vrjam se não é melhor que qualquer carro de mudanças automáticas ;)

    ResponderEliminar