2015/05/19

Samsung Flow é a resposta ao Continuity da Apple


Hoje em dia estamos rodeados de equipamentos ditos "inteligentes", no entanto continuamos a lutar frequentemente para conseguir fazer coisas tão simples como transferir o que se está a fazer, de um para outro dispositivo. Algo que a Samsung quer resolver com este Flow.

Se a ideia de transferir actividades de um dispositivo para o outro vos faz lembrar alguma coisa, será certamente por já terem ouvido falar do Continuity da Apple. Este Flow da Samsung não é tão "automático" quanto a solução da Apple, mas pode acabar por ser mais versátil.

A Samsung não perdeu tempo com demasiadas automações, e este Flow funciona de forma essencialmente manual. Nas apps que o suportarem teremos um botão de acesso directo que permite a transferência do que se estiver a fazer para outro dispositivo (pode ser algo tão simples como uma página web, ou algo mais complexo como uma videochamada), nas restantes apps o processo é feito através do sistema genérico de partilha/envio.

Mas para além de permitir esta transferência imediata, o Flow permite também fazer transferências "em diferido". Ou seja, se estão a ler algo no smartphone que desejariam ler mais tarde de forma mais cómoda, poderão fazer a transferência para o computador de casa ou o tablet, mas que em vez de surgir no ecrã de forma imediata, fica numa lista de coisas "a ver" para retomarem quando tiverem oportunidade (muitas vezes, acaba por ser mais frequente querermos fazer isto, do que a transferência imediata - embora ambas sejam úteis.).


O problema é que a Samsung opta mais uma vez por limitar as suas "inovações" aos seus próprios equipamentos (uma coisa em que desejávamos que não imitasse a Apple), e por isso este Flow está por agora disponível apenas para um número reduzido de equipamentos: Galaxy S5 e S6, Note 4 e Note Edge, Tab S e Galaxy Alpha. A Samsung diz ter intenções de, no futuro, expandir o Flow a mais equipamentos.

Esperemos que não demore muito até que todos percebam que só têm a ganhar com a adopção de um sistema universal e standard para este tipo de funcionalidade...



3 comentários:

  1. Tenho um S5 e é incompativel com o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troque por um iPhone 5S que já é compatível.

      Eliminar
    2. Já tive um 5S e um 4S e ná, não volto para a maçã.

      Eliminar