2018/06/09
Gmail ganha gestos de deslizar configuráveis
Depois de alguns anos de espera, a Google lá se dignou finalmente a dar aos utilizadores a possibilidade de configurarem o que querem associar ao gesto de deslizar para a esquerda ou para a direita, de forma independente.
As acções dos gestos de deslizar na app do Gmail são aquilo que se pode considerar uma verdadeira vergonha, sendo que no início a sua configuração até ia contra todas as regras da design de interfaces mudando opções em função de outras opções! Estávamos em 2013, e a verdade é que desde então os utilizadores tinham apenas a opção de arquivar ou eliminar um email, que era aplicado ao gesto de deslizar para a esquerda e para a direita em simultâneo... até agora.
Demorou, mas a Google adicionou finalmente ao Gmail para Android a possibilidade de se configurarem mais acções aos gestos de deslizar, e de forma independente para o gesto de deslizar para a esquerda e deslizar para a direita. As acções disponíveis, para além do eliminar e arquivar, são: marcar com lido / não lido; mover para uma pasta; snooze; ou nada.
É um bom primeiro passo, que peca apenas por ser extremamente tardio (mas mais vale tarde que nunca), mas penso que faz falta pelo menos uma acção adicional, que seria a de mover um email directamente para uma pasta pré-estabelecida. Na acção actual, será sempre necessário escolher manualmente a pasta em questão... e pelo menos para o meu tipo de uso, em que frequentemente envio emails para uma determinada pasta, daria jeito ter um atalho para o fazer.
Desta vez esta novidade chegou primeiro ao Android, pelo que os utilizadores do Gmail em iOS ainda terão que aguardar mais um pouco para terem acesso a esta funcionalidade.
Esta feature já existe há 2 anos na App Inbox, da Google.
ResponderEliminarÉ bem vinda ao gmail.
Sabem se existe esta feature para o Outlook?
Só conheço a Follow Up, mas esta mantém os emails na inbox.
Eu uso a Inbox quase desde que ela me foi sugerida pela Google , costumo dizer primeiro estranha-se e depois entranha-se, hoje não me vejo a mudar para o Gmail nem gosto sequer do Outlook, a APP Inbox está muito a frente
ResponderEliminar