É com alguma tristeza que vejo a fixação quase doentia com que o Google tem tentado empurrar os seus utilizadores para o Google+. Bem sei que o Google se deve sentir ameaçado pelo Facebook e quer - à força - que os seus utilizadores também se agreguem em redor dos seus serviços para fazerem todo o tipo de coisas sociais... mas uma coisa é convidar-nos a fazê-lo, outra coisa é fazer com que não haja alternativa a isso.
Depois de muito tempo, o Google lá percebeu que faltam conteúdos no Google+ e deu a possibilidade de os posts no blogger serem automaticamente republicados nas páginas do Google+ - isto depois de ter dito que não era sua intenção fazer do Google+ um repositório de conteúdos de outras origens, fazendo com que... ninguém lá pusesse nada. E as páginas só começaram finalmente a ser mais utilizadas quando finalmente possibilitaram isso via API, e várias serviços começaram a disponibilizar essa funcionalidade de envio de artigos automaticamente para lá (muitos dos quais só nas subscrições pagas!)
Mas voltemos ao blogger, a plataforma de blogging do Google que tão pouca atenção tem recebido ao longo dos anos (e que eles bem devem querer arranjar forma de "transferir" para o Google+, dê lá por onde der - nos comentários já começaram a fazer essa aproximação.) Como dizia, agora temos finalmente a possibilidade de enviar um artigo publicado no blogger para uma página do Google+, o que acho muito bem. O problema é que quem o quisesse fazer já terá arranjado forma de o fazer, não tendo ficado à espera do Google.
E a coisa que me inspirou (ou melhor dizendo, que foi a gota de água) a escrever este post é a de que as definições activaram automaticamente esta funcionalidade - e até aqui tudo bem, surge uma caixa de aviso a dizer que isto aconteceu. A verdadeira gota de água é que caso desactivem esta opção, uma vulgar e normalíssima "check box", o Google achou por bem seleccionar automaticamente a opção alternativa de "sugerir para enviar para o Google+" que faz surgir uma janela de partilha quando publicam um post!
Ora... se eu me irrito com a redefinição de "ilimitado" por parte dos operadores, irrito-me igualmente com uma empresa que tenta redefinir o funcionamento de elementos básicos com comportamentos bem estabelecidos. Uma check box é um elemento que nos permite seleccionar ou desseleccionar algo; é um abuso fazer com que quando se desactiva algo ele active automaticamente outra coisa.
O pior é que este não é o único caso de "redefinição" de coisas pré-estabelecidas... Ora vejamos o caso mais absurdo e flagrante, que podemos encontrar na app do Gmail para Android.
Uma das opções que temos nas configurações é a opção de fazer um "swipe para eliminar" um email. Algo bastante prático para limpar o "lixo" da inbox de forma rápida e a que dou bastante uso. Poderia pensar-se que estando esta opção activada, poderíamos ficar descansados... mas infelizmente não é o caso.
Caso se dirijam à opção para mostrar os botões para eliminar ou arquivar os emails e optem por qualquer opção que não seja o "ver apenas o delete", a outra opção que tinham activado muda de função. Ou seja, milagrosamente, uma função que era "swipe to delete" passa a ser "swipe to archive".
Agora expliquem-me lá como é que alguém que queira ter o swipe para delete, mas continuar a ver os botões de archive e delete, faz? - Resposta: não pode!
... Não percebo como é que: alguém no Google/Android/Gmail se terá lembrado de fazer algo tão absurdo (em vez de simplesmente criar uma opção que pemita escolher "Swipe para: arquivar/eliminar", independentemente de quais os botões que se deseja ter visíveis); e ainda por cima achar que seria boa ideia que uma opção num lado altere aquilo que decidimos fazer noutra. Sinceramente... não encontro qualquer explicação plausível... e ainda por cima quando nem se trata de nada que não pudesse ser resolvido de forma simples e seguindo os princípios "standard" de funcionamento das opções.
Penso que nos resta esperar que estas casos sejam a excepção à regra... mas até lá, não se admirem se um dia destes acordarem e virem a obrigatoriedade de dar um salto ao Google+ antes de poderem visitar o Gmail. (E ter em atenção que eu até gosto do Google+... só não gosto é que me seja impingido à força toda - para além de me irritar todos os seus bugs e incongruências: especialmente aqueles emails que recebemos do G+, e aos quais podemos responder directamente no Gmail... a alguns, mas não a todos... depende... sabe-se lá de quê ou porque motivo.)
2013/09/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Concordo a 100%.
ResponderEliminarCalma Carlos, respira fundo e conta até 10 :)
ResponderEliminarCarlos, não é só do blogger.
ResponderEliminarOlha este
http://en.blog.wordpress.com/2013/09/09/google-plus/
Depois da trapalhada que a Google criou com o Buzz, o Mr. Eric Schmidt passava as suas conferências a referir constantemente que "as coisas aconteciam" somente com o nosso consentimento. Ou seja, passámos a ter total controlo sobre o funcionamento/utilização dos produtos da Google, sempre com respeito pela privacidade de cada utilizador.
ResponderEliminarE desta forma até conseguiu convencer a opinião publica de que a Google tinha aprendido a lição. Os Circulos no Google+ apareceram como "a cereja no topo do bolo".
O teu artigo demonstra, e muito bem, que a Google está novamente a querer montar o cerco á volta dos seus utilizadores.
Cabe-nos a nós fazer lembrar os Sr.s Googlers que o tema Buzz ainda está nas nossas memórias.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO Google tornou-se na prepotente MS dos anos noventa e dois mil. Devem achar que estão sempre na mó de cima.
ResponderEliminarWordPress rules. E para quem tem o seu próprio domínio... Comentar no WordPress pode ir do anonimato até ao SIS.
Se achas isso é porque não te lembras da MS prepotente dos anos noventa e dois mil.
EliminarMas de facto a Google anda lá cada vez mais perto...
Ainda não está lá mas falta pouco
EliminarPelo contrário, lembro-me muito bem. Exagerei para vincular o ponto de vista mas as atitudes que vejo na Google mudaram muito (para pior) do que era esta empresa ainda há poucos anos.
EliminarJá para não falar do YouTube... onde a Google nos "obriga" a mudar o nome da nossa página, vinculando-a a uma conta Google +
ResponderEliminarSinceramente começo a ficar bastante farto desta porcaria.
Ia escreve isso também!!! Irritante!!!
EliminarIa escreve isso também!!! Irritante!!!
EliminarDeparei-me com essa palhaçada ontem. Não tenho intenções de vincular minha conta do You Tube ao Google+, mas pelos vistos não falta muito para isto ser obrigatório. Nesse caso ainda acho mais grave, pois ao contrário de outros serviços o You Tube é quase um standard na visualização de vídeos pela net, como era o finado Google Reader para o RSS.
EliminarEu cá recuso-me comentar no Youtube. Não gosto do G+ (nem gostaria de ter que usar o FB para comentar onde quer que fosse) e se isso implicar vir um dia a deixar de usar completamente os serviços da Google, paciência. Outros existirão.
EliminarE alterar o subject de um email ao qual estás a responder/fazer foward?
ResponderEliminarAgora é preciso descobrir que se tem de dar o click numa seta que nao diz nada, escolher edit subject, a janela do email muda para pop-up e lá dá para alterar.....
oh dear...
Artigo muito bom
ResponderEliminarNão diria melhor! Já não há paciência para aturar estas trapalhices todas... De há uns anos para cá andam a monopolizar tudo!
ResponderEliminar