2020/06/27

NASA pede ajuda para conduzir Curiosity em Marte


A NASA está a pedir a ajuda a todos os interessados a contribuírem para a classificação de tipos de terreno em Marte, para que no futuro a navegação dos rovers marcianos possa escapar a terrenos problemáticos como o que ditaram o fim do Spirit, que ficou preso em areia.

O AI4Mars é uma ferramenta que nos vai apresentando imagens do solo marciano captadas pelo Curiosity, e onde é pedido aos voluntários que classifiquem diferentes tipo de terreno desenhando as respectivas secções sobre as imagens. Mais concretamente, é pedido que diferenciem terreno que seja areia que possa fazer atolar um rover; terreno consolidado que seja de fácil progressão, terreno rochoso, ou rochas grandes que será necessário evitar.


O sistema recomenda que os voluntários comecem por classificar imagens monocromáticas da câmara de navegação do Curiosity, antes de se aventurarem na classificação de imagens a cores.

Quem sabe... pode ser graças a uma imagem que tenham classificado que um futuro rover marciano possa vir a aprender a evitar meter-se em sarilhos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário