A NASA está a pedir a ajuda a todos os interessados a contribuírem para a classificação de tipos de terreno em Marte, para que no futuro a navegação dos rovers marcianos possa escapar a terrenos problemáticos como o que ditaram o fim do Spirit, que ficou preso em areia.
O AI4Mars é uma ferramenta que nos vai apresentando imagens do solo marciano captadas pelo Curiosity, e onde é pedido aos voluntários que classifiquem diferentes tipo de terreno desenhando as respectivas secções sobre as imagens. Mais concretamente, é pedido que diferenciem terreno que seja areia que possa fazer atolar um rover; terreno consolidado que seja de fácil progressão, terreno rochoso, ou rochas grandes que será necessário evitar.
O sistema recomenda que os voluntários comecem por classificar imagens monocromáticas da câmara de navegação do Curiosity, antes de se aventurarem na classificação de imagens a cores.
Quem sabe... pode ser graças a uma imagem que tenham classificado que um futuro rover marciano possa vir a aprender a evitar meter-se em sarilhos. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)