2020/07/13

Motor de combustão linear quer revolucionar os geradores


O motor de combustão tem-se mantido praticamente inalterado desde a sua invenção há cerca de 150 anos, mas agora surge uma empresa chamada Aquarius que diz ter uma variante bastante mais eficiente.

Os motores de combustão são terrivelmente ineficientes devido às perdas por fricção, no entanto - e embora se saiba que o futuro é eléctrico - continuam a haver muitas aplicações para os mesmos, e por isso continuam a ser muito bem vindos todos os avanços que possam ser feitos nesse sector. É precisamente isso que promete a Aquarius com o seu motor de combustão linear.

A Aquarius diz ter resolvido todos os problemas relacionados com as propostas de motores de combustão lineares, que abdicam do tradicional veio rotativo para menor perdas mecânicas e maior eficiência, que se tornam apelativas para efeito de geradores e extensores de autonomia em veículos eléctricos. Com este sistema é possível criar um motor de 4 cilindros com 800cc capaz de gerar 24 kW num volume de apenas 53 x 21 x20 cm e com um peso de apenas 10 kg!

Ainda por cima, pode ser alimentado com uma vasta gama de combustíveis, pelo que será tecnicamente possível utilizar combustíveis 100% sintéticos. Veremos se ainda terá oportunidade para existir neste mundo que precisa acelerar a transição para as energias limpas e renováveis.

5 comentários:

  1. A seguir aos PHEVs, este parece-me o melhor próximo passo antes de termos eletricos a 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os PHEVs são a maior treta que existe. Enganam cliente, enganam autoridades e enganam o ambiente.

      Eliminar
    2. Podes explicar essa afirmação?

      Eliminar
    3. PHEVs só são eficientes se carregares o carro e aproveitar ao máximo a.bateria. como ninguém faz isso e o usa como um carro normal. Polui tanto ou mais como um carro normal e ainda é mais pesado e ainda é mais complexo que um carro normal. Consegue reunir todos os inconvenientes de un carro a gasolina e un electrico. So serve mesmo para reduzir o ISV e tapar os olhos aqueles que querem entrar em certas cidades. E são caros!

      Eliminar
    4. Isso parece-me mais um problema das pessoas e não dos carros. É como dizerem que os eletricos não prestam porque os donos os carregam com um gerador a gasóleo.
      Os PHEVs podem reunir os inconvenientes mas também reunem as vantagens. Não são o ideal nem são o futuro mas parecem ser o melhor que há na passagem para os EVs.

      Eliminar