2020/07/13

Notícias do dia

Troca de smartphone prolongada para os 3 anos; Apple avança com produção de lentes para óculos de realidade aumentada; Facebook voltou a fazer crashar apps iOS; investigadores promovem motor de combustão linear como revolução nos geradores; UASP acelera discos USB no Raspberry Pi 4; mostramos como ver quantas apps Android já instalaste; fizemos uma viagem no tempo para explicar porque o Windows 10 ainda fecha janelas com um duplo clique no canto superior esquerdo; e França quer controlo de idades apertado no acesso a sites pornográficos.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te dá a possibilidade de ganhares um carregador BlitzWolf BW-S5.

Mozilla suspende Firefox Send devido a envio de malware



A Mozilla anunciou que vai suspender temporariamente o serviço de envio de ficheiros Firefox Send pois foi detectado que o mesmo estava a ser utilizado para distribuir malware.

Neste caso, a mesma funcionalidade de encriptação que garantia a segurança e privacidade dos conteúdos para os utilizadores, está também a ser utilizada por diversos grupos para fazer com que o seu malware não seja facilmente detectado. Uma situação que começou a tornar-se tão frequente que a Mozilla achou que seria melhor suspender o serviço até implementar uma forma que permita combater este tipo de utilização abusiva.


LinkedIn processado por espiar clipboard no iOS



Sem grandes surpresas, não demorou muito para que a descoberta de que a app do LinkedIn também monitorizava frequentemente o que se copiava com o "copy-paste" (ao estilo do que o TikTok também faz, e muitas outras apps) desse origem a um processo nos EUA.

Este comportamento foi algo que só se tornou visível com a chegada do iOS 14 beta, que faz surgir uma notificação quando uma app acede à área de transferência, e que automaticamente denunciou todo o tipo de comportamentos excessivos por parte de algumas apps, que até ao momento iam espreitando o que por lá se copiasse de forma quase contínua. De notar que no Android 10 o acesso ao clipboard também foi limitado apenas aos teclados e às apps em primeiro plano (uma app em background não pode estar a monitorizar o que se copiou).


Google celebra os 15 anos do Google Earth



Em tempos parecia uma ideia megalómana poder espreitar qualquer ponto do nosso planeta sem sair da frente do nosso computador, numa espécie de Atlas interactivo que nos permitisse fazer zoom até ver as estradas, casas, e demais elementos em detalhe. Hoje em dia, é algo que qualquer criança considerará perfeitamente natural, graças ao Google Earth que está a celebrar 15 anos.

Para celebrar esta ocasião a Google está a relembrar alguns dos episódios mais marcantes do Google Earth, incluindo o de Saroo Brierley, a criança que aos 5 anos se perdeu da sua família, e que 25 anos mais tarde conseguiu reencontrá-la graças ao Google Maps - numa história que já foi convertida para filme.




Pagamentos digitais na Índia atingem novo recorde por conta do Covid-19



Se ignorarmos as consequências trágicas do Covid-19, há também toda uma série de efeitos secundários positivos conseguidos à custa desta pandemia. Para além de ter feito acelerar a adopção e aceitação do trabalho remoto e do uso de videoconferências para coisas que anteriormente eram insistidas em serem feitas presencialmente sem qualquer necessidades, também fez disparar o uso dos pagamentos digitais.

Na Índia a utilização de serviços de pagamento digitais atingiu novos recordes, com grande parte da população que nunca tinha recorrido a estes serviços a fazê-lo como forma de evitarem o manuseamento de dinheiro físico. Algo que por cá também me parece estar a acontecer, já que a maioria das lojas está a promover a utilização de formas de pagamento contactless - e pessoalmente, nunca dei tanto uso aos pagamentos via MB Way como nestes últimos tempos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário