2020/07/11

UASP acelera discos USB no Raspberry Pi 4


O Raspberry Pi 4 ganhou boot directo via USB sem precisar de cartão de memória instalado, mas há um pequeno pormenor que pode fazer uma diferença substancial no desempenho de um SSD externo: a utilização do UASP.

Quem utiliza caixas USB externas para colocar discos ou SSDs já terá reparado que nem todas as caixas permitem obter o mesmo nível de desempenho, mas a questão é que até mesmo caixas aparentemente iguais podem ter diferenças significativas de desempenho dependendo do modo de transferência que utilizam.

Se em vez do tradicional Bulk Only Transport (BOT) se utilizar uma caixa que suporte USB Attached SCSI Protocol (UASP), as diferenças saltam à vista.


O desempenho do mesmo SSD pode saltar de 172 MB/s para perto dos 300 MB/s apenas devido à utilização de um protocolo mais eficiente para a utilização de um "disco" via USB (o BOT foi concebido como forma mais básica de transferir dados) - e ainda por cima, há também uma redução de 8% nos consumos, que se pode revelar importante para os casos em que se está a utilizar um Raspberry Pi alimentado por bateria.

A parte mais chata é que a maioria dos fabricantes não revela se as suas caixas externas suportam UASP ou não, pelo que será necessário andar a pesquisar um pouco e ter atenção aos números exactos dos modelos - há caixas do mesmo fabricante, completamente idênticas, em que umas suportam UASP e outras não.


Actualização: aqui está uma caixa USB 3.1 NVMe com UASP que podem usar com um SSD NVMe M.2 económico.

2 comentários:

  1. Boa dica, por acaso esta semana comprei um pi 4 4gb e vou comprar um disco externo para fazer boot, agora realmente uma pena não saber se suportam uasp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considera estas opções:

      SSD:

      https://eu.crucial.com/ssd/p1/CT1000P1SSD8

      Caixa com UASP:

      https://www.amazon.es/UGREEN-Carcasa-10Gbps-Adaptador-Soporta/dp/B07NNL8VGB/ref=sr_1_3?__mk_es_ES=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=USB+3.1+NVMe+PCIe+M.2+SSD+Enclosure&qid=1594646531&smid=AXZ3JQ1GVFPIF&sr=8-3

      Abraço

      Eliminar