Embora os automóveis eléctricos sejam ideais para a circulação em cidade, interessa também ver que tal se comportam em auto-estrada, e desta vez foi tempo de ver o teste de autonomia do Tesla Model Y à velocidade média de 113 Km/h.
Os carros eléctricos beneficiam do pára-arranca do trânsito citadino, mas com as autonomias a prolongarem-se há cada vez menos "desculpas" para que não possam ser usados como carros para todos os fins, incluindo as viagens mais longas em auto-estrada. Para dar uma melhor ideia da autonomia nestas condições, o site InsideEVs faz um teste de circulação a uma velocidade média de 113 Km/h, e o Model Y não se saiu nada mal.
Segundo este teste, o Model Y conseguiu percorrer 444 km (e isto com o ar condicionado sempre ligado), com uma eficiência de 16.1 kWh/100km. Valores que não ficaram muito distantes do Model 3 LR, que tinha obtido 467 km e uma eficiência de 14.6 kWh/100km.
Resultados bastante bons considerando o maior volume do carro. Assim, fica demonstrado que não haverá grandes problemas em termos práticos (de autonomia) de optar pelo Model Y em vez do Model 3. Se bem que, continuo sem perceber como é que a Tesla foi capaz de fazer sair o Model Y sem chapeleira a tapar o espaço da mala atrás. Enfim, esperemos que até à sua chegada à Europa, isso seja revisto e rectificado.
Tem um consumo tão bom quanto o meu q210.
ResponderEliminarCurtam ali o Ioniq com melhor alcance que o próprio valor EPA xD
ResponderEliminarJá consegui 498 km seguidos a média de 100 kmh
ResponderEliminarAc ligado em Tesla model 3 LR
Já consegui 498 km seguidos a média de 100 kmh
ResponderEliminarAc ligado em Tesla model 3 LR
Enquanto as baterias forem novas ou ainda com pouco usu tudo bem: o pior vem depois
ResponderEliminarUma pergunta: esses carros movidos a baterias, têm a bateria normal, de chumbo, como auxiliar para faróis, etc???
ResponderEliminarSim, pelo menos até ao model 3.a tesla anunciou que se quer livrar dessa bateria auxiliar, não sei se já o fez no model Y ou só modelos seguintes.
EliminarBaterias Conalto/litium com diferença potencial 40v e já algumas marcas com sistemas de 400v de diferença potencial para diminuir secção condutores melhores equilíbrio tensão/corrente/aquecimento/desempenho...
ResponderEliminarComo alguém escreveu, tudo bem com as baterias novas, mas a fazer auto-estrada com frequência e depressa (considerando depressa os 113 de media) depressa as baterias dão o berro é por isso que estes trambolhos não fazem sentido usam baterias enormes para a unciar autonomias razoáveis, quando existem soluçoes melhores para as longas distância, em vez de se preocuparem em fazer eléctricos pequenos para usar nas cidades
ResponderEliminar