2020/07/12

Autonomia do Tesla Model Y em auto-estrada a 113 Km/h


Embora os automóveis eléctricos sejam ideais para a circulação em cidade, interessa também ver que tal se comportam em auto-estrada, e desta vez foi tempo de ver o teste de autonomia do Tesla Model Y à velocidade média de 113 Km/h.

Os carros eléctricos beneficiam do pára-arranca do trânsito citadino, mas com as autonomias a prolongarem-se há cada vez menos "desculpas" para que não possam ser usados como carros para todos os fins, incluindo as viagens mais longas em auto-estrada. Para dar uma melhor ideia da autonomia nestas condições, o site InsideEVs faz um teste de circulação a uma velocidade média de 113 Km/h, e o Model Y não se saiu nada mal.



Segundo este teste, o Model Y conseguiu percorrer 444 km (e isto com o ar condicionado sempre ligado), com uma eficiência de 16.1 kWh/100km. Valores que não ficaram muito distantes do Model 3 LR, que tinha obtido 467 km e uma eficiência de 14.6 kWh/100km.


Resultados bastante bons considerando o maior volume do carro. Assim, fica demonstrado que não haverá grandes problemas em termos práticos (de autonomia) de optar pelo Model Y em vez do Model 3. Se bem que, continuo sem perceber como é que a Tesla foi capaz de fazer sair o Model Y sem chapeleira a tapar o espaço da mala atrás. Enfim, esperemos que até à sua chegada à Europa, isso seja revisto e rectificado.

9 comentários:

  1. Tem um consumo tão bom quanto o meu q210.

    ResponderEliminar
  2. Curtam ali o Ioniq com melhor alcance que o próprio valor EPA xD

    ResponderEliminar
  3. Já consegui 498 km seguidos a média de 100 kmh
    Ac ligado em Tesla model 3 LR

    ResponderEliminar
  4. Já consegui 498 km seguidos a média de 100 kmh
    Ac ligado em Tesla model 3 LR

    ResponderEliminar
  5. Enquanto as baterias forem novas ou ainda com pouco usu tudo bem: o pior vem depois

    ResponderEliminar
  6. Uma pergunta: esses carros movidos a baterias, têm a bateria normal, de chumbo, como auxiliar para faróis, etc???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pelo menos até ao model 3.a tesla anunciou que se quer livrar dessa bateria auxiliar, não sei se já o fez no model Y ou só modelos seguintes.

      Eliminar
  7. Baterias Conalto/litium com diferença potencial 40v e já algumas marcas com sistemas de 400v de diferença potencial para diminuir secção condutores melhores equilíbrio tensão/corrente/aquecimento/desempenho...

    ResponderEliminar
  8. Como alguém escreveu, tudo bem com as baterias novas, mas a fazer auto-estrada com frequência e depressa (considerando depressa os 113 de media) depressa as baterias dão o berro é por isso que estes trambolhos não fazem sentido usam baterias enormes para a unciar autonomias razoáveis, quando existem soluçoes melhores para as longas distância, em vez de se preocuparem em fazer eléctricos pequenos para usar nas cidades

    ResponderEliminar