2020/07/11

Facebook volta a fazer crashar apps iOS


Passados apenas dois meses após o último incidente, o Facebook volta a causar o crash de inúmeras apps em iOS, como o Waze, Spotify, Pinterest e muitas outras.

No início de Maio múltiplas apps iOS começaram a crashar logo no arranque sem motivo aparente, tendo mais tarde sido descoberto que o problema estava relacionado com a integração feita com serviços do Facebook. Agora, voltamos a ter exactamente o mesmo problema, sendo que uma alteração feita pelo Facebook voltou a tornar inacessíveis toda uma série de apps, mesmo que os utilizadores nem sequer utilizassem o Facebook.



Por muito que seja apelativo para os developers disponibilizarem o login via Facebook - que vem acompanhado por um apetecível conjunto de tracking / estatísticas fornecidas pelo FB aos developers - é inadmissível que no caso de tal sistema falhar, toda a app nem sequer arranque e fique indisponível para quem nem sequer usa o FB nem o login via Facebook. Muito menos serve de desculpa que, se se tratasse de um cenário crítico, os utilizadores finais fossem obrigados a instalar uma VPN que lhes desse a capacidade de bloquear o acesso aos serviços do FB para conseguirem arrancar as apps.

Embora a culpa seja do Facebook, espero que esta repetição faça os developers implementarem pelo menos as devidas protecções para que, no caso de erros nas APIs do Facebook, a sua app possa continuar a funcionar sem prejudicar quem não utiliza o FB (como a utilização da VPN acima descrita comprova que é possível).

1 comentário:

  1. Claro que sim... até porque todos sabemos que a culpa nuuncaaaa é da Apple!

    ResponderEliminar