2020/07/12

Os condutores remotos dos carros autónomos "encravados"


Lidar com a infinidade de situações no mundo real pode ser algo com que os veículos autónomos nunca sejam capazes de lidar de forma completamente autónoma, mas é aí que condutores humanos à distância poderão ser a solução mais eficaz.

A Voyage é mais uma das muitas empresas que se está a aventurar no mundo dos automóveis autónomos, mas que assume desde logo a existência de condutores humanos remotos que estão à disposição sempre que os seus veículos encontrem uma situação com a qual não consigam lidar autonomamente.

Estes condutores humanos estão posicionados em "cockpits" que replicam o mais possível a experiência de estar ao volante de um automóvel, ficando a conectividade a cargo de 5 ligações móveis independentes e com redundância, que disponibilizam a largura de banda necessária e um tempo de resposta inferior a 100 ms. O sistema está concebido para funcionar mesmo que uma das ligações falhe; mas se por algum motivo a ligação perder a qualidade necessária, o carro contará sempre com o sistema de paragem autónomo que garantirá a sua imobilização em segurança - sendo que também o seu sistema anti colisão funcionará em simultâneo com o controlo remoto, para que nem uma desatenção de um condutor humano possa provocar um acidente.


Este sistema conta ainda com a vantagem de estar a ser implementado numa imensa comunidade sénior na Florida, com milhares de casas, e onde a circulação está limitada a uma velocidade máxima de 40 km/h, o que facilita este processo de controlo à distância. Aliás, a Voyage refere que na maioria dos casos os passageiros nem sequer se aperceberão dos casos em que o carro solicitar a ajuda de um condutor remoto.

... Não deixa de ser uma opção interessante para resolver a questão complicada de ter um carro autónomo capaz de lidar com todos os imprevistos na estrada; pelo menos para as situações onde a circulação é feita de forma suficientemente vagarosa para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)