2020/03/10
Evolução do COVID-19 em Portugal em tempo real
O surto do coronavirus (COVID-19) tem afectado o mundo de forma directa ou indirecta, e quem quiser acompanhar a situação poderá fazê-lo directamente em tempo real, sem necessidade de esperar pelas "notícias", com um prático dashboard que exibe os mais recentes dados oficiais em Portugal.
Um salto a este dashboard mostra o panorama do COVID-19 em Portugal, onde até ao momento existem 41 casos confirmados, 375 casos suspeitos e, felizmente, ainda nenhuma morte. São números que previsivelmente ainda irão aumentar antes de começarem a cair, havendo já vários locais que começam a implementar medidas mais agressivas para tentar conter o contágio, como o encerramento de escolas e cancelamento de eventos onde se fossem juntar milhares de pessoas.
De resto, muitos outros eventos têm optado, de forma voluntária, pelo adiamento e cancelamento, tanto a nível nacional como internacional.
Para quem preferir seguir a evolução do COVID-19 a nível global, também o pode fazer usando este outro dashboard.
Actualização: A Google também já tem secção dedicada ao Covid-19.
Até ao momento foram contabilizados mais de 115 mil casos confirmados, que já provocaram mais de 4 mil mortes.
Para os que tentam minimizar o impacto do COVID-19 relembrando que a gripe mata "muitos mais milhares de pessoas", importa relembrar que estamos a falar de 4 mil mortos em 115 mil infectados (taxa de mortalidade de 3.5%), enquanto que na gripe, se tem uma taxa habitualmente inferior a 0.1% - uma "pequena" diferença substancial. Se se tratasse de 1 milhão de pessoas infectadas, a gripe mataria cerca de mil pessoas, enquanto o COVID-19 mataria 35 mil!
Dito isto, há que ter em conta que o factor de risco varia imenso em função da taxa etária, uma pessoa jovem e saudável não deverá ter grandes problemas em resistir ao COVID-19, mas as coisas complicam-se para as pessoas com idade superior a 60 anos, ou que já sofram de outros problemas que os deixem mais susceptíveis (e daí a necessidade de tentar conter o contágio, para que os que "não têm problemas em ficar infectados" depois não o façam chegar aos "que terão problemas".
Nota adicional: nada disto justifica que se entre em modo de pânico e se vá a correr ao supermercado e limpar as prateleiras das conservas e papel higiénico, como parece estar a acontecer nalguns locais! :P
Alerta: Atenção que já há quem esteja a criar dashboards maliciosos para infectar computadores com malware.
Actualização (2020/10): Tal como se temia, estamos perante uma segunda vaga que já superou o pico inicial de Março/Abril.
Actualização (2021/01): O cenário pós Natal e passagem de ano revela-se um completo desastre, com Portugal a ascender ao topo da lista em novos casos por milhão de habitantes, e chegando a quase 15 mil novos casos diários e número recorde de mortes (quase 300).
Actualização (2021/03): Depois de novos picos que eclipsaram as expectativas (e confirmaram receios) anteriores, Portugal entra em fase de desconfinamento, gerido em função do "quadrado".
Actualização (2021/08): Com boa parte da população portuguesa vacinada, começam a surgir preocupações de que as vacinas não conseguirão evitar a proliferação das novas variantes.
Actualização (2021/08): Portugal passou o milhão de casos totais confirmados, numa altura em que expande o programa de vacinação aos mais novos.
Actualização (2021/11): No final de ano voltamos a assistir a uma nova vaga, e com a ameaça pendente de nova variante Omicron.
Actualização (2021/12): Confirmando os piores receios, os novos casos da variante Omicron fazem eclipsar todas as vagas anteriores.
Actualização (2022/03): Deixaram de ser disponibilizados os dados no dashboard, passando a ser disponibilizados de forma bastante mais básica aqui - o que dificulta a análise da evolução e comparação de diferentes períodos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá. Tentei entrar criando uma conta e apareceu-me este erro (Missing translation: errors.OAUTH_0036)... O que estarei a fazer de errado?...
ResponderEliminarEstavam os links com erro. Já corrigi. (Não é preciso criar conta nenhuma).
EliminarMuito obrigado, Carlos. Muito obrigado, também, pelo excelente serviço público que o vosso site presta a todos os portugueses. Um abraço deste vosso fã desde há alguns anos. :)
EliminarOutras fontes interessantes
ResponderEliminarNeste é possível ver estatísticas individuais dos países mais afectados:
https://www.worldometers.info/coronavirus/
Neste tem comparativos com SARS e gripe suína:
https://covid19info.live/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarhttps://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNjlhNjhkMzAtZDBmYi00Mzc4LTliZjUtNWRmMTZmM2RkMDA1IiwidCI6ImMxMzE3NDA0LTI5NDItNDAyYS1hMTExLWJhYjE0YjMyNDQ0YyIsImMiOjh9
ResponderEliminar