2021/03/16

"Quadradinho do Costa" exibe o gráfico de desconfinamento Covid-19

O gráfico dos quadrados (semáforo de desconfinamento) apresentado para regular o desconfinamento deixou muitos portugueses intrigados, mas há quem já tenha feito o trabalho de o descomplicar e mostrar como vai a evolução da situação Covid-19.

Portugal deu início ao processo de desconfinamento, com a abertura das escolas para o primeiro ciclo e algumas lojas, num plano progressivo que foi acompanhado por um gráfico algo criptográfico que deu origem a uma série de memes. Mas, como é habitual, há quem já tenha feito o serviço público de o tornar em algo mais compreensível, e que resulta neste Quadradinho do Costa.

Em vez da simples arte abstracta colorida, este site apresenta-nos:
Movimentação da cruz no semáforo de desconfinamento ao longo dos últimos 14 dias, representando por cores a taxa de positividade dos testes (4.6% a 1 de Março e 3.1% a 14 de Março). No eixo vertical mostra-se o número de casos em 14 dias por 100 000 habitantes e no eixo horizontal o Rt calculado através da fórmula R(t)=[ C(t) – C(t-7) ] / [ C(t-4) – C(t-11) ] com C(t) o número de casos confirmados num dado tempo t em dias.
O que, em termos práticos, nos dá um gráfico que permite ver facilmente como as coisas estão a progredir, e se estamos em risco de regressar a confinamento mais apertado.

O que é certo é que é assustador olhar para os gráficos, e ver como as vagas que se iniciaram no período após o Verão quase fazem desaparecer da escala o pico do início da pandemia. Veremos se agora, com a campanha de vacinação a ajudar, o processo de desconfinamento não dará origem a novo pico indesejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)