2020/03/10

Tesla produz o carro "1 milhão"


Após quase 17 anos, Elon Musk anunciou a chegada a mais um marco histórico da Tesla: produziu o seu primeiro milhão de automóveis.

Este marco anunciado por Elon Musk torna-se ainda mais relevante quando nos lembramos que até 2015, a Tesla comercializava apenas o seu Model S e o volume de vendas total andaria pelas 100 mil unidades. Ou seja, em apenas cinco anos a Tesla conseguiu um aumento de 10x (1000%), e onde isso se deve quase exclusivamente ao lançamento do seu Model 3.


Independentemente do que se achar da Tesla e de Elon Musk, a verdade é que ambos se têm mantido fiéis ao plano que estava traçado desde o início, e que nunca foi segredo. Musk sempre disse que o seu objectivo era produzir um automóvel eléctrico que fosse acessível para todos, e que para isso começaria por produzir um carro mais caro, cujo lucro permitisse financiar o desenvolvimento e produção de modelos mais económicos. O Model 3, mesmo com todos os seus problemas de nascimento e de dificuldade de produção, conseguiu finalmente cumprir esse objectivo (mesmo se não é ainda tão acessível quanto todos desejariam).


Enquanto as restantes marcas continuam a acelerar o passo para lançar os seus "tesla-killers", que o mercado acolherá de braços abertos e fomentarão uma concorrência muito mais feroz, a Tesla tem de momento tudo para se manter bastante optimista. O novo Model Y começará a ser entregue nos próximos dias (meses antes das estimativas iniciais) e irá revitalizar qualquer eventual "cansaço" que pudesse estar a surgir com o Model 3; e daqui por alguns meses iremos conhecer a nova geração dos Model S e Model X, que virá renovar o seu segmento superior.

... E para o próximo ano, iremos ver que tal a recepção ao Cybertruck, modelo a que ninguém ficará indiferente, e também ver os primeiros Tesla feitos na Europa a sair da Gigafactory na Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)