2020/07/11

Rover Perseverance já colocado no topo do Atlas V


Depois de alguns atrasos e adiamentos, o rover Perseverance foi finalmente colocado no topo do foguete Atlas V que lhe dará o impulso necessário para a sua viagem até Marte.

O Perseverance vai seguir-se ao Curiosity, que desde 2012 tem estado a circular e explorar o planeta vermelho, conseguindo superar todas as adversidades, e agora contando com todo um conjunto de novos instrumentos e até um helicóptero que permitirá captar imagens inéditas.

A sua colocação no topo do Atlas V é mais um dos marcos críticos para o lançamento, que por agora está agendado para 30 de Julho mas poderá ser prolongado até 15 de Agosto se as condições atmosféricas o exigirem. O foguete apenas seguirá viagem para a plataforma de lançamento no dia 28 de Julho, num vagaroso passeio de 550 metros que demorará cerca de 40 minutos.


Vai ser um dos lançamentos mais importantes dos últimos anos, e resta esperar que tudo corra como planeado, para que o Perseverance pouse em Marte a 18 de Fevereiro de 2021 e nos permita responder a mais questões sobre este nosso vizinho planetário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)