2020/07/04

NASA volta a adiar lançamento do rover Perseverance


As coisas continuam complicadas para o lançamento do próximo rover destinado a Marte, com a NASA a voltar a adiar o lançamento do Perseverance para o final do mês ou meados de Agosto.

A NASA continua a adiar o lançamento do Perseverance, cuja janela de lançamento estava inicialmente prevista para ser de 17 de Julho a 11 de Agosto, agora indicando que o lançamento não será feito antes de 30 de Julho - e antecipando a possibilidade do lançamento poder ser feito até 15 de Agosto.

Durante um dos testes de lançamento, em que o foguete Atlas V da United Launch Alliance foi abastecido com combustível, foi detectado um problema num dos sensores que monitoriza o nível de oxigénio líquido. E, nestas coisas, onde qualquer detalhe pode resultar numa falha catastrófica, não se pode arriscar em que as coisas não estejam garantidamente a 100% tanto quando seja possível.

A janela de oportunidade para os lançamentos para Marte, nas trajectórias actuais, apenas ocorre durante um período reduzido a cada dois anos. Pelo que, se a NASA não conseguir resolver todos os assuntos até meados de Agosto, toda a missão terá que aguardar até 2022 por uma nova oportunidade de lançamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)