2020/04/18

Helicóptero que vai voar em Marte já instalado no rover Perseverance


O próximo mega-rover Perseverance destinado a Marte vai levar consigo um pequeno helicóptero, que já se encontra instalado no rover, onde permanecerá até à chegada ao planeta vermelho.

Faltam 14 semanas para abrir a janela de lançamento para Marte (de 17 de Julho a 5 de Agosto), o que significa que se entra na fase final onde tudo tem que ficar pronto para que o rover Perseverance seja colocado no topo do foguete que o irá elevar da superfície terrestre e seguir caminho até ao nosso planeta vizinho.


Para além de todos os instrumentos científicos "fixos", o Perseverance leva também este pequeno helicóptero, que pesa 1.8 kg e tem duas hélices de 1.2 metros contra-rotativas. Alojado na barriga do rover, os engenheiros da NASA tiveram que se certificar que todas as ligações de comunicações entre ambos estavam funcionais, assim como as linhas de alimentação. O helicóptero eléctrico dependerá da energia do rover para se recarregar até ao momento em que se separar do rover, passando a ser alimentado através de um painel solar acima das hélices.

O helicóptero só deverá ser activado cerca de dois meses e meio depois do Perseverance ter pousado em solo marciano (a 18 de Fevereiro), sendo que só deveremos saber se tudo correu como planeado lá para Maio de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)