2020/03/07

Mars 2020 já tem nome: Perseverance


A NASA já revelou o nome do rover que irá partir em Julho para Marte, para se juntar ao lote dos que por lá já circularam / circulam, e o nome escolhido foi: Perseverance.

Foi este o resultado de um longo processo de selecção de nomes sugeridos pelo público, e onde no grupo finalista se encontravam nomes como Endurance, Tenacity, Promise, Vision, Clarity, Ingenuity, Fortitude, e Courage. Mas, para a NASA, que teve a decisão final, nenhum se adequava melhor que Perseverance, sugerida pelo jovem Alexander Mather de 13 anos da Virginia, que agora terá direito a uma visita VIP para assistir ao lançamento desta missão em Julho.



A Perseverance leva a bordo um conjunto de sensores e ferramentas bastante mais vasto, que inclui coisas como um gerador de oxigénio a partir da atmosfera marciana, um radar que inspeccionará o subsolo para procurar depósitos de gelo, e até um pequeno drone voador que poderá ser usado para uma visão mais panorâmica dos locais a explorar.

Por agora, é esperar que o lançamento e viagem até Marte corra bem, assim como a crítica fase de fazer pousar em Marte um rover com mais de uma tonelada (se bem que o Curiosity também já pesava 899 kg).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)