O rover Zhurong ainda não abandonou o módulo de aterragem, mas já deu sinais de que estava operacional e pronto para iniciar a sua missão com o envio das primeiras imagens do planeta vermelho^, incluindo uma em que podemos ver as "calhas" que terá que percorrer para descer do módulo e colocar as suas rodas no solo marciano.
A agência espacial chinesa também partilhou alguns vídeos do processo de separação do módulo orbital, enquanto se aguarda pelo vídeo da reentrada e aterragem, que ainda está a ser transmitido (se acham que ter uma ligação de 10Mbps é lenta, imaginem o que é estar a receber informação de Marte a velocidades de kilobytes por segundo!)
We have a Hi-Res visual! This is #Zhurong (#Tianwen1) Mars Rover reporting to Earthlings! I’m currently at 109.9E, 25.1N, Utopia Planitia, Mars. All look good! Preparing for the final deployment and scientific missions. Water/Ice under Mars 100m-deep surface? About to find out! pic.twitter.com/xkh39C2y3n
— Chinese Zhurong Mars Rover (@MarsZhurong) May 19, 2021
Quick GIF of separation of rover-lander stack from orbiter (2/2) pic.twitter.com/FDCyGWopUI
— Chinese Zhurong Mars Rover (@MarsZhurong) May 19, 2021
O Zhurong, entre outras coisas, carrega instrumentos que permitirão detectar a presença de água ou gelo no subsolo marciano.
Actualização: já temos algumas imagens dele a descer a rampa.
Watch: #Zhurong, China's first #Mars Rover, has sent back its first footage from the Red Planet, showing it rolling off the ramp to begin its mobile mission pic.twitter.com/Z8V0AUmWIy
— CGTN (@CGTNOfficial) May 22, 2021
Sem comentários:
Enviar um comentário