Uma das principais mudanças no Android 13 é que a permissão de acesso a ficheiros passa a estar segmentada por tipos de ficheiros, como ficheiros áudio, fotos, e vídeo. Isto para evitar que uma app maliciosa de música que diga querer aceder a ficheiros de música acabe por estar a aceder indevidamente às fotos. No entanto, isto é algo que só afectará as apps feitas para o Android 13, com as apps antigas - para efeitos de compatibilidade - a continuarem a ter acesso a todos os ficheiros como acontecia nas versões anteriores.
Para garantir que os utilizadores não são enganados, o Android 13 vai apresentar um alerta a indicar que, por se tratar de uma app antiga, irá ter acesso a todos os ficheiros e não apenas a um tipo específico deles.
Android 13 will warn you when you try to grant an app targeting an older version access to media files owned by other apps. This is because READ_EXTERNAL_STORAGE is only split into AUDIO, VIDEO, and IMAGES for apps targeting API 33.https://t.co/MUFYTnxRdl pic.twitter.com/IuicmwAOxw
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 8, 2022
Será um alerta bem vindo, sabendo-se que grande parte das apps Android maliciosa aproveita-se propositadamente destes modos de compatibilidade para se apresentar como uma app "antiga", de modo a poder tirar vantagem das funcionalidades de segurança mais reduzidas (ou inexistentes). Para a maior parte dos utilizadores, e tirando algumas situações específicas, este tipo de alerta deverá ser logo sinal de alarme, devendo fazê-los reconsiderar se realmente devem executar essa app.
Sem comentários:
Enviar um comentário