2022/06/09

Android 13 alerta para acesso a todos os ficheiros em apps antigas

A Google quer tornar mais claro quando uma app pode aceder a todos os ficheiros no Android 13.

Uma das principais mudanças no Android 13 é que a permissão de acesso a ficheiros passa a estar segmentada por tipos de ficheiros, como ficheiros áudio, fotos, e vídeo. Isto para evitar que uma app maliciosa de música que diga querer aceder a ficheiros de música acabe por estar a aceder indevidamente às fotos. No entanto, isto é algo que só afectará as apps feitas para o Android 13, com as apps antigas - para efeitos de compatibilidade - a continuarem a ter acesso a todos os ficheiros como acontecia nas versões anteriores.

Para garantir que os utilizadores não são enganados, o Android 13 vai apresentar um alerta a indicar que, por se tratar de uma app antiga, irá ter acesso a todos os ficheiros e não apenas a um tipo específico deles.

Será um alerta bem vindo, sabendo-se que grande parte das apps Android maliciosa aproveita-se propositadamente destes modos de compatibilidade para se apresentar como uma app "antiga", de modo a poder tirar vantagem das funcionalidades de segurança mais reduzidas (ou inexistentes). Para a maior parte dos utilizadores, e tirando algumas situações específicas, este tipo de alerta deverá ser logo sinal de alarme, devendo fazê-los reconsiderar se realmente devem executar essa app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)