2022/06/14

Como separar os elementos de uma foto no iOS 16

No iOS 16, separar uma pessoa ou animal numa foto é algo que pode ser feito com um simples toque.

O iOS 16 vem com inúmeras novidades, incluindo um lockscreen renovado e com infinitas possibilidades de personalização, mas uma das coisas que se revela mais impressionate é a sua capacidade de manipulação de fotos, nomeadamente a nível de separação de elementos.

Tradicionalmente, querer recortar uma pessoa de uma fotografia, para o separar do cenário de fundo, era algo que obrigava a recorrer a um programa de edição de fotos e de fazer o recorde manual da sua silhueta. Isso é algo que, com o iOS 16, passou a poder ser feito com um simples toque. No novo iOS da Apple, sempre que se estiver perante uma foto (no Photos, Files, ou até mesmo no Safari), bastará manter o dedo pressionado sobre o elemento principal durante alguns instantes, para que esse elemento seja segmentado e separado do resto da foto.


O processo não poderia ser mais simples, e coloca todo o poder da inteligência artificial e machine learning na ponta do dedo, escondendo toda a imensa complexidade que é necessária para fazer esta operação.

Curiosamente, embora o sistema permita arrastar ou copiar o elemento retirado da imagem, não há forma directa para o gravar como nova imagem. Quem o quiser fazer terá que abrir uma qualquer app de imagem, fazer o "paste" da imagem (ou arrastá-lo para lá) e depois gravar como nova foto. Talvez até ao lançamento do iOS 16 a Apple adicione essa opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário