2023/06/20

Notícias do dia

Apple não quer watchfaces não-oficiais no Apple Watch; Chrome para iOS com pesquisa por câmara e mini-mapas; os futuristas HiPhi X e HiPhi Z já estão à venda na Europa; Fairphone 5 vai ter versão transparente; Realme também vai sair da Alemanha; e Apple prepara iPhones à prova de riscos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Apple entra na era passkeys

A Apple já disponibiliza a autenticação no Apple.com e iCloud.com via passkeys, o novo sistema que dispensa a necessidade de passswords, utilizando-se equipamentos autenticados para fazer a validação do utilizador usando Face ID ou Touch ID.

O iOS 17, iPadOS 17 e macOS Sonoma passarão a utilizar automaticamente passkeys para acesso aos sites e serviços da Apple. O processo também poderá ser feito com outros equipamentos que suportem passkeys, já que se trata de um standard aberto da FIDO Alliance, e que também está a ser promovido em força pela Google e outras empresas.
Até ao lançamento do iOS 17 final, que deverá acontecer daqui a poucos meses, poderá recorrer ao iOS 17 beta, que a Apple disponibilizou para todos os utilizadores.


Spotify prepara modalidade "supremium"

O Spotify está a planear lançar uma modalidade "supremium" mais cara, para acesso aos modos de maior qualidade.

Há muito que se sabe que o Spotify tem preparada uma modalidade com som HiFi de maior qualidade, mas cujo lançamento por adiada por os serviços concorrentes (Apple Music e Amazon Music) disponbilizarem esses modos sem acréscimo de preço. Ainda assim, o Spotify vai insistir no aumento de preço com a diferenciação numa subscrição acima do Spotify Premium.

Veremos se a clientela do Spotify está disposta a aceitar este custo extra, ou se será a gota de água que poderá fazer com que decidam experimentar os serviços concorrentes.


Musk e Rogan em nova polémica anti-vacinas

O Spotify volta a ser atirado para o centro das atenções ao permitir que Joe Rogan continue a fomentar desinformação sobre vacinas - e contando com o apoio de Elon Musk - que desta vez até terão levado a que um médico fosse perseguido até à porta de sua casa.

O Spotify defende-se dizendo que o episódio, onde foram abordadas as habituais teorias de conspiração de ligação das vacinas ao 5G, WiFi, etc., não viola as suas regras contra desinformação porque nunca disse "expressamente" que as vacinas são concebidas para matarem pessoas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: VESA significa Video Electronics Standards Association - sendo um grupo que define standards relacionados com equipamentos de vídeo, indo das resoluções e frequências, às furações para encaixes standard na parte traseira dos monitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário