2023/05/03

Google entra na era das passkeys e diz adeus às passwords

A partir de agora, a Google passa a disponibilizar as passkeys para acesso às contas Google, dispensando passwords e códigos 2FA.

Há muito que se tem procurado uma solução mais segura que as passwords. As passwords, por si só, podem ser incrivelmente vulneráveis, tendo levado ao acrescento dos métodos de autenticação 2-factor para lhes dar alguma segurança acrescida. Mas agora a Google (e não só) querem libertar os utilizadores do trabalho adicional.

As passkeys têm estado a ser preparadas há bastante tempo pela FIFO Alliance e empresas como a Google, Apple e Microsoft, prometendo segurança sem compromissos. Em vez de terem que se lembrar de passwords e usarem códigos extra, a autenticação passa a ser feita através da validação biométrica ou código PIN que já utilizam nos seus smartphones. E a partir de agora as passkeys estão disponíveis nas contas Google.

Por agora ficam a funcionar a par das passwords e acesso 2FA já utilizados - podendo ser criadas em g.co/passkeys - pelo que os utilizadores não se arriscam a ficar sem acesso à sua conta. Mas a ideia é que, progressivamente, estas passkeys tornem obsoleta a utilização das passwords tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)