2023/05/03

Apple enfrenta processo de $2B devido a abrandamento das baterias

Apesar de já se terem passado anos, o caso do abrandamento secreto dos iPhones por causa das baterias continua a perseguir a Apple, desta vez com novo processo que pede $2 mil milhões de dólares de indemnização.

Quem por cá andar há algum tempo ainda se recordará da célebre polémica de abrandamento secreto dos iPhones - com o qual muito sofremos, sendo acusados repetidamente de seremos tendenciosos e de estarmos a "inventar coisas", até finalmente a Apple lá ter confessado que o fazia, quando deixou de ter forma de o negar perante todas as provas. Ainda assim, disse que era algo que tinha feito em benefício dos utilizadores, para que não tivessem que levar com reboots espontâneos dos iPhones.

Foi um caso bastante infeliz para a Apple, e que acabou por fazer com que a Apple disponibilizasse trocas de baterias a preço "reduzido" (que na verdade deveria ser o preço justo normal). E embora na altura não tivessem faltado processos, agora surge um novo processo com origem no Reino Unido que pede £1.6 mil milhões (2 mil milhões de dólares) de indemnização.

A Apple diz que não motivo para tal processo, e que apenas um "pequeno número" de iPhones teve problemas de bateria (o "pequeno número" que é quase sempre utilizado sempre que tem que admitir problemas), mas os advogados da acusação referem que o facto da Apple ter chegado a acordo num caso idêntico nos EUA como sendo prova suficiente de que existe mérito para que o processo avance.

1 comentário: