Um homem ficou impedido de controlar a sua casa via Alexa, depois da Amazon lhe ter injustamente bloqueado a conta.
Brandon Jackson passou por um episódio que poderia servir de inspiração para uma história da série Black Mirror, tendo ficado impedido de aceder aos seus produtos e serviços Amazon durante uma semana, o que incluía poder controlar a sua casa via Alexa.
O caso passou-se em Maio, depois da Amazon ter suspendido a sua conta em resposta a alegados "comentários racistas" que teriam sido feitos quando foram entregar uma encomenda -ao contrário do que seria esperado, a Amazon parece assumir uma postura de assumir que a pessoa é culpada até demonstrar a sua inocência. Brandon, ele próprio de cor, achou a acusação muito estranha. Além disso, tendo várias câmaras espalhadas pela sua casa, poderia facilmente comprovar e demonstrar o que se teria passado; e veio a descobrir que no momento da entrega nem sequer estava ninguém em casa, com a única explicação a ser que a pessoa que fez a entrega (com headphones sobre os ouvidos) tenha percebido mal a frase "Excuse me, can I help you?" vocalizada pela campainha.
Apesar de poder ser facilmente comprovado que não tinha havido qualquer insulto, o caso arrastou-se por uma semana até que conseguisse recuperar a funcionalidade da sua conta e dispositivos Amazon!
O caso só não foi pior porque ele, como qualquer pessoa tecnologicamente informada, não estava exclusivamente dependente da Alexa e dos Echo para controlar a sua casa, podendo também fazê-lo via Siri e outros métodos locais. No entanto, é um caso que relembra os perigos da dependência excessiva de produtos que funcionam via cloud. Não só se fica mais exposto a potenciais problemas causados por uma potencial falha na ligação à internet, como também se fica exposto a uma qualquer empresa decidir unilateralmente desactivar o acesso a produtos e serviços. Embora se possa tirar partido da conveniência e comodidade dos serviços cloud, nesta coisa das casas inteligentes, é imprescindível que também se mantenha controlo total e local dos dispositivos.
Claro que, no caso dos comandos de voz, nem o controlo local resiste a uma eventual ida ao dentista...
Sem comentários:
Enviar um comentário