2023/09/25

Google apresenta cabo submarino "Nuvem" que liga Portugal, Bermudas e EUA

A Google escolheu um nome português - Nuvem - para baptizar o seu mais recente cabo submarino transatlântico, que ligará Portugal e EUA, passando pelas Bermudas.

Ao longo dos últimos anos, o Governo das Bermudas empreendeu esforços significativos para atrair investimentos em infra-estruturas de cabos submarinos e criar um hub atlântico digital — incluindo a aprovação de nova legislação para a criação de corredores de cabos e para a simplificação do licenciamento. O Nuvem será não só o primeiro cabo a aterrar neste ambiente robusto, mas também o primeiro a ligar as Bermudas à Europa.

Portugal tornou-se igualmente num porto para cabos submarinos não apenas devido à sua localização geográfica estratégica no sudoeste da Europa continental, mas também pelo foco do país no reforço da infra-estrutura da economia digital. Com planos para amarração em Portugal, o Nuvem é o membro mais recente do portfólio de cabos submarinos de Portugal que também inclui o Equiano, o sistema concluído recentemente que liga Portugal com o Togo, Nigéria, Namíbia, África do Sul e Santa Helena.
Do lado dos Estados Unidos, o Nuvem terá como ponto de amarração a Carolina do Sul. A chegada do cabo irá estabelecer, ainda mais, o estado como um centro tecnológico em crescimento, aumentando a conectividade e a diversificação de empregos. Irá seguir os passos de Firmina, que chegou à Carolina do Sul no início deste ano e que irá no fim conectar-se com a Argentina, o Brasil e o Uruguai.

Com previsão de entrada ao serviço em 2026, o Nuvem irá acrescentar capacidade e diminuir a latência para os utilizadores da Google e dos clientes da Google Cloud em todo o mundo. Em conjunto com o Firmina e o Equiano, irá criar novos e importantes corredores de dados que ligam a América do Norte, América do Sul, Europa e África.


Sem comentários:

Enviar um comentário